“A Feira de São Joaquim já começa a ficar, maior, melhor e mais bonita”. Foi com esta frase que o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, definiu a reforma da mais antiga feira da Bahia e uma das maiores do país, na tarde deste domingo (18), durante a solenidade de inauguração do galpão que receberá os comerciantes, em sistema de rodízio, a partir do dia 5 de janeiro de 2012.

A requalificacao do espaço é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo e Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder) e as obras contam com recursos do Ministério do Turismo (R$ 32 milhões) e Tesouro Estadual.

No galpão, funcionarão 221 boxes, incluindo 39 restaurantes e 142 bancas (estruturas móveis) além de toda a infraestrutura necessária para atender bem aos clientes que frequentam o local. “Neste primeiro momento, virão os comerciantes que trabalham com animais vivos e também com peixes e mariscos. Aqui eles terão água, energia, esgotamento sanitários e câmaras frigoríficas para acondicionar os produtos que serão comercializados”, informou o secretário.

Presente na solenidade, a diretora da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder), Lívia Gabrielli, disse que a reforma da feira será feita em sete etapas e que a conclusão dos serviços está prevista para o primeiro semestre de 2014.

Reforma garante emprego dos feirantes

Tradicional centro de compras de Salvador, a Feira de São Joaquim conta com mais de dois mil feirantes e outras três mil pessoas que vivem indiretamente da feira. Marcílio Costa, presidente do Sindicato dos Feirantes de Salvador, destaca a importância da reforma do local. “Esta feira estava ameaçada de não mais existir e, felizmente, esta iniciativa manterá este local vivo, pois é um espaço muito importante para os baianos”, disse.

Comerciante da feira há mais de 40 anos, época em que o local ainda se chamava Água de Meninos, Nilton Ávila, disse que está um pouco triste e alegre ao mesmo tempo. “Triste, pois perdi a visão e não verei o que sempre sonhei, mas feliz porque vou enxergar a reforma com os olhos do coração”, sentencia.

Equipamento turístico

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, José Manuel Garrido, prestigiou o evento e disse que a feira pode se transformar em um novo atrativo de Salvador. “Para isso ocorrer, vamos tirar os muros que separam a feira da Baía de Todos-os-Santos, colocar um pequeno atracadouro e destinar a área da enseada aos bares e restaurantes”, emenda o diretor de Projetos da Setur, Antonio Sérgio Sousa.

Após a inauguração do galpão, foi iniciado o IX Festival Gastronômico Sabor da Feira, que reuniu o melhor da culinária típica do local. Pratos saborosos como caruru, vatapá, cozido, rabada, feijoada, camarão ao alho e oléo, siri catado, dentre outras iguarias, fizeram parte do cardápio.

Acesse o Flickr da Secretaria de Turismo e confira as fotos da inauguração