Mais 375 jovens do projeto ‘Na Trilha da Cidadania’ foram certificados nesta quarta-feira (21) pela Associação Fábrica Cultural, em solenidade no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, quando também foram apresentados os resultados dos trabalhos por eles desenvolvidos nos cursos de criações em costura, estamparia, design gráfico, produção cultural e manutenção de micro e rede.

“Estudar design gráfico sem ter que pagar nada e ainda com ajuda de custo foi uma oportunidade maravilhosa para mim, que ainda não tinha certeza do que queria fazer da vida e minha mãe não tinha condições de pagar um curso. Eu gostei tanto que me destaquei e fui convidada para ser monitora. Agora, vou querer melhorar meus conhecimentos, fazer faculdade e trabalhar nessa área”, afirmou a formanda Daiane Cruz, 17 anos, moradora da Ribeira.

Luciel Santos, 16, também morador da Ribeira, se formou em manutenção de micro e rede e destacou a qualidade do ensino oferecido pelo projeto: “Os professores são muito qualificados e a estrutura oferecida é maravilhosa. Conheci, com esse curso, pessoas que podem me ajudar no meu futuro profissional”.

O projeto é realizado pela associação em parceria com o Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes). A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva de jovens na faixa etária de 16 a 24 anos, oriundos de escolas públicas, via ações integradas para formação e qualificação profissional.

O secretário Carlos Brasileiro explicou que o projeto capacita o jovem para que ele multiplique os conhecimentos adquiridos e o investimento feito nele, conseguindo a sua independência financeira e ajudando a sua família. “E isso só ocorrerá se a conquista da sua autonomia for resultado do suor do seu trabalho”.