Para oferecer mais opções de lazer e cultura neste verão, em especial para as crianças, a Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura, está com uma programação gratuita e diversificada nas oito bibliotecas públicas do Estado até o dia 10 de fevereiro.

Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, por exemplo, além de ter à disposição centenas de livros e gibis, as crianças têm a oportunidade de ouvir e interagir com as histórias narradas pelos oficineiros. Elas também estimulam a criatividade ao criar brinquedos com diferentes tipos de papel e barbante, sempre com a orientação de profissionais.

Mesmo sendo o único menino do grupo, o estudante Caian Alexandre Neiva Soeiro, dez anos, morador do Politeama de Baixo, não hesitou em participar. “Gosto de teatro e de fazer coisas assim”.

Aos seis anos, Giovana Rafaela Santana de Souza demonstrou muita desenvoltura na oficina de arte literária. “Também faço peça na minha escola. Gostei de um bocado de coisas daqui”.

Alguns pais fizeram questão de acompanhar os filhos nas atividades. É o caso da auxiliar de cozinha Ana Cláudia Cerqueira de Jesus, que não mediu esforços e saiu da Liberdade para levar a filha na Monteiro Lobato. “É ótimo. As crianças aproveitam e aprendem também. Não ficam apenas em casa assistindo desenhos violentos”.

Na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, as crianças aprendem na oficina Céu Colorido, ministrada por Edna Araújo, para confeccionar pipa, também conhecida como arraia, e a origem deste brinquedo inventado na China.

De acordo com a diretora da Biblioteca Pública do Estado, não é uma programação voltada a um público que não vem à biblioteca em busca de livros para complementar suas pesquisas, suas leituras ou fazer trabalhos de escola. “As atividades são voltadas para quem procura lazer nas bibliotecas”.

Exposição em shopping 

Uma novidade que tem agradado o público é a estrutura montada na praça de eventos do Shopping Center Lapa, na Piedade, onde até o dia 21 deste mês acontece uma exposição, entre outras medidas de incentivo à leitura.

Em compras no centro comercial, a pedagoga Linda Severo, acompanhada da neta Maria Clara, aprovou a ação. “É uma iniciativa muito interessante, principalmente no shopping, onde muitas crianças vêm. Minha neta gosta muito de leitura. Conheço a Biblioteca Central há muitos anos, mas algumas pessoas só vão a uma biblioteca quando tem que fazer uma pesquisa escolar”.

Em Salvador, as atividades acontecem sempre à tarde. Também fazem parte da programação especial de férias: a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho e Itaparica), Biblioteca Anísio Teixeira (Centro), Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul) e a Casa Afrânio Peixoto (Lençóis).

A programação completa, inclusive os horários, pode ser conferida no site da FPC.