Para atrair mais investimentos do exterior ao estado, a Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter) começou nesta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), o processo de elaboração do Planejamento Estratégico 2012/2015, que deve nortear suas ações nos próximos anos. A próxima reunião será nesta quarta-feira (25).

O encontro reúne secretários de Estado, assessores internacionais das secretarias e das universidades, representantes dos consulados, das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e de entidades do empresariado.

Durante o evento, serão realizadas palestras abordando temas como O Papel Estratégico do Estado nas Relações Internacionais, Planejamento Estratégico versus Gestão Estratégica, Relações Internacionais, Políticas Sociais e Diplomacia Federativa e A Ação Internacional Federativa e o Papel Estratégico dos Governos Estaduais e Municipais Brasileiros no Cenário Internacional.

Para o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Alberto Kleiman, os estados e os municípios têm papel estratégico nas relações internacionais, seja na elaboração da política externa, seja na política de colaboração. Kleiman defende que as gestões estaduais e municipais devem assumir o papel estratégico no cenário internacional. “Esta é uma tendência mundial, e a Bahia vem seguindo a passos largos nesta atividade internacional e se aperfeiçoando, demonstrando que tem preocupação em fazer uma ação articulada e planejada”.

A busca por investimentos internacionais no estado tem obtido resultados positivos. De acordo com dados da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Bahia é o quarto estado de destino dos investimentos anunciados em 2011 no Brasil, com um volume de US$ 10,5 bilhões, num crescimento de 65% em relação a 2010.

Investimento das empresas chinesas

O estado é também o destino número um do Brasil nas intenções de investimento das empresas chinesas, com um volume anunciado de R$ 3,2 bilhões, representando 22% do total de anúncios dos investimentos previstos para o país.

Segundo o secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, este é o resultado das missões e seminários de promoção da Bahia realizados pelo governo estadual desde 2007. “Das 20 maiores empresas que anunciaram investimentos no estado, 13 são estrangeiras”.

No total, de 2007 a 2011, explicou Schmidt, foram realizadas pelo governador Jaques Wagner 38 missões ao exterior, com proposições multissetoriais: indústria, agronegócio, agricultura familiar, ciência e tecnologia, cultura, turismo e a agenda social do governo.