O QUE É: cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
LOCAL: Fórum Ruy Barbosa, Praça D. Pedro II, Largo Campo da Pólvora, Nazaré
DATA: 29.01.12 (domingo)
HORÁRIO: 17h

A presidenta Dilma Roussef estará em Salvador neste domingo (29), às 17h, ao lado do governador Jaques Wagner, participando da cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Sociedade Israelita da Bahia (Sib), o evento terá a presença de autoridades políticas federais, estaduais e municipais, líderes comunitários e religiosos.

A Conib realiza uma alternância entre cidades brasileiras para receber a cerimônia, que em anos anteriores ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Em Salvador, cidade com a maior população de afrodescendentes fora da África, a cerimônia lembrará também os negros que foram vítimas do Holocausto. Havia cerca de 20 mil negros na Alemanha quando os nazistas tomaram o poder, em 1933. De acordo com o Museu do Holocausto, em Washington. D.C., seu destino variou desde o isolamento até perseguições, prisão, experiências médicas e morte. Segundo a pesquisadora Terese Pencak Schwartz, 400 crianças negras foram esterilizadas.

Criada há sete anos pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a homenagem marca o dia (27 de janeiro) em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e "condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico".