Secretários estaduais e arcebispo buscam solução para greve da PM

Na noite de segunda-feira passada (6) e até a madrugada desta terça-feira (7), foi realizada mais uma reunião para tentar solucionar o impasse criado pelos policiais militares amotinados. Desta vez, a negociação foi intermediada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A reunião na residência episcopal, bairro da Federação, teve a presença dos secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, da Administração, Manoel Vitório, do procurador-geral do Estado, Rui Moraes, e de representantes das associações dos policiais militares.

O governo apresentou uma contraproposta para pagamento da Gratificação de Atividade Policial (GAP) 4 e 5 e as datas de pagamentos escalonadas foram mostradas em um calendário a representantes das associações de policiais militares. Uma nova rodada de negociação foi marcada para esta terça-feira (7), às 10h, no mesmo local.

Autorizada entrada de alimentos na Assembleia para atender crianças

No início da manhã desta terça-feira (7), com autorização da comissão de negociação do governo do Estado, o Exército permitiu a entrada de alimentos e material de higiene na Assembleia Legislativa para atender às necessidades de quatro crianças que estão dentro do prédio. Segundo o chefe da Comunicação do Comando da 6ª Região Militar, tenente-coronel Márcio Cunha, desde as 21h de segunda-feira passada (6), nove adultos e sete crianças deixaram espontaneamente a Assembleia Legislativa. O último adulto saiu às 8h50 desta terça. "Elas pediram pra sair, nós verificamos a situação de cada um, se havia pendências com a Justiça, e como não havia mandados, nem nada desse tipo, liberamos", explicou Cunha.

Trânsito liberado

O trânsito de veículos no Centro Administrativo da Bahia (CAB) foi liberado pelo Exército às 7h desta terça-feira (7). Diante da tranquilidade no local durante a madrugada e nesta manhã, o comando das operações de cerco à Assembleia Legislativa resolveu liberar a passagem dos carros que transportam servidores. "Liberamos o trânsito para que as pessoas possam chegar ao trabalho aqui no CAB. Basta se identificar nas barreiras, que a passagem é autorizada a servidores e prestadores de serviço", assegurou o tenente-coronel Márcio Cunha.

Liminar ordena retirada de crianças e adolescentes da Assembleia Legislativa

O subcoordenador do Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca) da Bahia, Waldemar Oliveira, esteve, na noite de segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa, e constatou a existência de condições impróprias para a presença de crianças e adolescentes no local. Dois conselheiros tutelares apresentaram aos manifestantes uma liminar concedida por um juiz plantonista na tarde de ontem determinando a retirada das crianças do local. Segundo o subcoordenador, é a função do Cedeca apresentar sua avaliação. “Por isso, nós nos sentimos na obrigação de vir aqui fazer um apelo aos pais e mães dessas crianças no sentido de fazer com que elas retornem às suas casas e não vivam este clima de tensão”.

Boletins informativos

A Secom disponibiliza, diariamente, boletins informativos sobre o andamento das negociações e providências adotadas pelo governo para encerrar o movimento dos policiais militares baianos amotinados desde quarta-feira passada (1º). As informações também podem ser acessadas nas páginas de áudio e vídeo, aqui em nosso portal.