A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) vai desenvolver um esquema especial para os dias de Carnaval – entre a noite do dia 16 e a manhã do dia 22 –, visando garantir o atendimento aos foliões. Este ano, a Sesab está investindo R$ 3,2 milhões nas ações de prevenção e assistência.

Para atender a demanda, serão criados plantões extras para os profissionais que atuarão nos hospitais Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé, Eládio Lasserre, Menandro de Faria e do Subúrbio, além das unidades de emergência Mãe Hilda (Curuzu), São Caetano, Cajazeira VIII, Plataforma e Pirajá, e na UPA 24h de Escada.

Durante a festa, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) atuará em regime de plantão, entre os dias 17 e 22 (sexta a Quarta-Feira de Cinzas). A coordenação da Divep ficará no Laboratório Central do Estado (Lacen), na Avenida Waldemar Falcão (Brotas).

De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa), Alcina Andrade, o trabalho visa identificar situações e fatores de risco, além de garantir as ações de vigilância e controle de agravos importantes para a saúde pública. A Divep dará apoio às diretorias regionais de Saúde (Dires), mantendo contato diário com os hospitais, e, caso necessário, desencadeará ações para investigação e detecção de surtos.

O Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval 2012, realizado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), disponibilizará, em tempo real, o número de atendimentos feitos nas unidades de saúde envolvidas na festa. Os dados poderão ser acessados no site da Sesab. As informações do banco de dados estarão disponíveis a partir de quinta-feira (16), às 18h, até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas.

Atendimento em casos de intoxicação

Durante o Carnaval, os foliões contam ainda com o trabalho do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), localizado no térreo do Hospital Geral Roberto Santos.

O Ciave, que manterá o funcionamento em regime de plantão ininterrupto na festa, realiza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica, como o chamado ‘príncipe maluco’.

Além disso, disponibiliza orientação toxicológica aos profissionais de hospitais públicos e privados, medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicação. O Ciave disponibiliza plantão médico toxicológico 24 horas, com reforço de plantonistas, e atende pelo número 0800-284-343.

Hemoba

Para garantir o estoque de sangue necessário ao atendimento a eventuais demandas durante o Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) funcionará em regime de plantão, atendendo as solicitações das unidades públicas de saúde. A unidade manterá o horário normal de funcionamento, com exceção da Quarta-Feira de Cinzas, quando a coleta será iniciada às 13h, prosseguindo até as 18h30.

O horário de funcionamento da Hemoba é: sexta-feira (17), das 7h30 às 18h30; sábado (18), das 7h30 às 12h30; segunda-feira (20), das 7h30 às 18h30; terça-feira (21), das 7h30 às 18h30; Quarta-Feira de Cinzas (22), das 13h às 18h30. No domingo, a Hemoba estará fechada. A unidade atende pelo telefone 0800-071- 0900 e (71) 3116-5600/5664.

Fique sabendo

Em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a coordenação do programa de DST/Aids da Sesab vai desenvolver uma campanha de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, disponibilizando o teste rápido para detecção do HIV.

A ação acontece nos dias 18, 19, 20 e 21, no Centro de Saúde do Pelourinho e no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina. Nesses locais, os técnicos passarão orientações sobre o teste rápido. Após a orientação, as pessoas podem fazer a testagem, recebendo apoio médico (hospital especializado) e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo.

Durante o Carnaval, equipes móveis vão percorrer os circuitos da folia, distribuindo material educativo. Essas equipes estarão com a base em estandes localizados no canteiro central em frente ao Shopping Barra e no Terreiro de Jesus.

Incentivo à doação de órgãos

O incentivo à doação de órgãos também será uma ação da Sesab durante o Carnaval 2012. Através do Sistema Estadual de Transplantes, a secretaria firmou uma parceria com a Empresa de Salvador Turismo (Saltur). Durante o Carnaval, balões com mensagens sobre doação de órgãos e tecidos estarão instalados nos três percursos do circuito. As mesmas mensagens serão afixadas em trios elétricos, enquanto técnicos da Sesab/Sistema Estadual de Transplantes vão distribuir material educativo, informando sobre o processo de doação e transplante de órgãos.

No aeroporto de Salvador, foram instalados 12 painéis e acontece também a distribuição de material educativo. A ação começou terça-feira (7). No mesmo local, durante o Carnaval, técnicos do Sistema Estadual de Transplantes distribuirão panfletos educativos.