Aproximadamente 600 pessoas, entre guias, monitores, operadores de call center, coordenadores e supervisores da equipe que irá trabalhar no receptivo turístico do Carnaval receberam, na noite desta terça-feira (14), os certificados pela participação no treinamento do Projeto Guias e Monitores do Carnaval. O evento foi realizado no Teatro Yemanjá, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e representantes do trade turístico.

Pelo quinto ano consecutivo, os profissionais responsáveis por prestar informações e tirar dúvidas dos turistas durante o Carnaval foram preparados para que a estadia dos cerca de 500 mil visitantes seja tranquila, segura e, sobretudo, desperte o desejo de retornar ao estado.

De acordo com Cristiane Ameno, 44, que há 20 anos trabalha como guia de turismo, os conteúdos repassados durante o curso foram diversificados e contemplaram os mais diferentes perfis de turistas. “Foi uma gama de palestras, com abordagem de vários temas como segurança, proteção à criança, direito, horário de saídas de blocos, localização de praias, hotéis. Todo tipo de informação que o turista precisa”.

São aproximadamente 330 monitores, 70 supervisores, 70 guias, 50 operadores de call center e 50 coordenadores. No total, foram instalados 80 Postos de Informação em pontos estratégicos dos circuitos da festa, hotéis, além do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry Boat), Terminal Náutico (Comércio), aeroporto e rodoviária. Num destes postos, estará o guia Wanderley Duarte. Para ele é fundamental que a preparação seja realizada anualmente. “O Carnaval acontece uma vez no ano e existem detalhes importantes que precisamos relembrar”.

Além de línguas estrangeiras como o alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, as pessoas com deficiência auditiva que se comunicam por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) também terão à disposição 15 monitores habilitados.

Credibilidade

O membro da Associação Baiana de Receptivo (Abra), Jean Paul Gonze, elogiou o empenho do poder público ao custear e preparar profissionais para um dos momentos em que a Bahia ganha mais visibilidade no Brasil e no mundo. “Vejo aqui pessoas capacitadas vendendo o turismo e passando credibilidade nas informações dadas aos turistas”.

Para o secretário Domingos Leonelli, a capacitação é necessária porque “é preciso encantar àqueles que nos visitam para que voltem sempre. Esse é o nosso negócio, essa é a nossa tarefa para fortalecer o desenvolvimento econômico”. Outros serviços destacados por ele são: o chat (www.bahia.com.br) e o Disque Bahia (71 3103-3103), que vão funcionar 24 horas por dia, da próxima quinta-feira (16) ao dia 21 deste mês.