O samba dará o tom dos desfiles desta sexta-feira (17), no Circuito Batatinha (Centro Histórico). Além de bandas baianas como Bambeia, Movimento e Viola de Doze, o circuito receberá a presença do cantor e compositor Riachão, com seus 90 anos de idade e muitas décadas dedicadas ao samba da Bahia.

Na diversidade do circuito também terá espaço para o ijexá dos afoxés, o samba reggae dos blocos afro e de percussão e o pagode que animará os blocos de travestidos.

Um dos pontos altos do desfile será a passagem do bloco afro Olodum, que fará sua tradicional saída do Pelourinho em direção à Avenida Carlos Gomes (Circuito Osmar). Os outros blocos afro são Relíquias Africanas, Jogo de Ifá, Zambiã, Amigos do Babá, África Bahia, Alabê, Mutuê, Agbara, Malcolm X, Korin Efan, AfroBogum e o Afro Liberdade, que aposta no samba da banda Kangerê de Sinhá.

A festa do samba no Batatinha começa às 19h, com o bloco Povo de Santo, animado pelo grupo Bambeia. Outros dois importantes representantes do samba animam o bloco Geradois – o grupo Movimento e o Viola de Doze. Ainda tem os blocos Segure o Samba, Usina do Samba e o Clube do Samba, que homenageará Riachão.

Sambista 

Nascido Clementino Rodrigues, no bairro da Fazenda Garcia, o sambista Riachão completou 90 anos em 2011 e será o convidado especial do bloco Clube do Samba. A entidade faz seu segundo Carnaval oficial (o Clube do Samba da Bahia existe desde 2005) nesta sexta, com saída da Praça Municipal.

A concentração será na Praça do Samba, espaço no Terreiro de Jesus dedicado ao ritmo. Lá, a festa do bloco começa a partir das 17h, esquentando a turma para o desfile que acontecerá no Circuito Batatinha.

O homenageado do Clube do Samba, Riachão, cantará com Nilze Carvalho, puxadora do bloco, além das bandas Samba dos Amigos, Tá na Fita e Samba do Clube. Sambista carioca, neta de baianos, Nilze é multi-instrumentista experiente e uma das vozes de destaque do samba na atualidade.