O secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, recebeu nesta sexta-feira (17) o presidente da Agência de Turismo da província argentina de Córdoba, Gustavo Santos. A comitiva chefiada por Santos visitou o Centro Náutico da Bahia para conhecer a estrutura do receptivo turístico montada pela Setur para o Carnaval de Salvador.

"Fui muito bem atendido, tanto no aeroporto quanto no circuito do Carnaval. Os guias podem ser facilmente identificados pelas camisas amarelas ou pelos postos que ocupam no circuito. Falam espanhol e inglês fluentemente e se mostraram muito atenciosos", disse Santos, referindo-se aos membros do programa Guias e Monitores do Carnaval, que entra em seu quinto ano de operação.

O objetivo da missão foi conhecer a logística da operação baiana, inédita em todo o Brasil, que conta com um efetivo de 600 profissionais entre guias, monitores e operadores de telemarketing, que atendem 24 horas por dia, em cinco línguas diferentes, pelo telefone (71) 3103-3103. Desde o ano passado, o serviço passou a contar também com monitores fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Copa 2014 

Segundo Leonelli, o modelo de receptivo que chamou a atenção dos argentinos é o mesmo que está sendo aperfeiçoado para a Copa do Mundo de 2014. "Já estamos no quinto ano de operação e acredito que durante o Mundial de Futebol da Fifa teremos um sistema ainda melhor".

O representante do governo de Córdoba, Clóvis Andrade, integrante da comitiva, explicou que a intenção “é aplicar este modelo ao Carnaval que pretendemos realizar em Córdoba em 2013, com a música local, o cuarteto”.

De acordo com Andrade, o encontro das autoridades turísticas dos estados brasileiro e argentino foi definido em uma audiência entre os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e de Córdoba, Juan Manuel de La Sota, realizada em outubro de 2010.

Córdoba 

A província de Córdoba é a segunda maior da argentina, atrás somente de Buenos Aires, com 3,5 milhões habitantes, e sua capital é a Ciudad de Córdoba, com 1,5 milhões de moradores.

Um dos pontos turísticos mais visitados é a Casa Museo del Che Guevara, que abriga, entre outros pertences do mais famoso guerrilheiro do mundo, a moto usada por Che e pelo amigo Alberto Granado em sua aventura pela América Latina, imortalizada pelo filme do brasileiro Walter Salles, Diários de Motocicleta, gravado em Córdoba.