Com menos de 20 horas de operação, os profissionais do Projeto Guias e Monitores do Carnaval realizaram na quinta-feira (16), primeiro dia da festa, 6.100 atendimentos nos três circuitos da folia e em pontos estratégicos da capital baiana como porto, aeroporto, rodoviária e em cerca de 20 hotéis.

De acordo com informações da central de operações do projeto, coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), aproximadamente 16% das pessoas atendidas eram estrangeiras e os idiomas mais solicitados foram o inglês e o espanhol.

A metade das solicitações foi referente à programação da festa. Em segundo lugar entre os atendimentos apareceram os pedidos de localização, com 15%, depois transportes, serviços, endereços úteis e hotéis. O Disque Bahia Turismo, que funciona nas versões telefônica (3103-3103) e web (www.bahia.com.br), teve 425 solicitações.

Referência

O sistema de receptivo adotado pela Setur está sendo aprimorado para a Copa 2014 e foi considerado um dos mais eficientes do país pela Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur).

O atendimento é feito em seis idiomas durante o Carnaval, número que deve ser ampliado durante o Mundial de Futebol. A operação envolve 600 profissionais distribuídos como guias, monitores, supervisores, coordenadores e operadores de call center.