A prevenção e combate aos incêndios florestais na Bahia ganham o reforço da Secretaria do Meio Ambiente, que iniciou na manhã desta segunda-feira (5) o curso de capacitação de brigadistas. A ação, que faz parte da Operação Bahia sem Fogo, do Governo do Estado, será desenvolvida em nove municípios baianos da região oeste, Chapada Diamantina e semiárido. Moradores de Santa Rita de Cássia, a 829 quilômetros de Salvador, são os primeiros beneficiados.

A capacitação conta com a parceira do Corpo de Bombeiros e deve contemplar mais de 200 pessoas. O objetivo é conscientizar os moradores e visitantes a combater e evitar os incêndios. Para o diretor-geral do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Júlio Mota, a iniciativa faz parte de mais uma etapa que o governo vem desenvolvendo para que os incêndios florestais sejam combatidos de forma eficiente. “Esse momento de capacitação ajuda aos brigadistas como trabalhar de forma efetiva e pensando cada vez mais na proteção do meio ambiente”.

Para a diretora de Fiscalização e Monitoramento do Inema e coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios, Márcia Teles, a operação Bahia sem Fogo de 2011 transcorreu com muitos avanços em todas as atividades desenvolvidas em campo pelas equipes. “Podemos perceber que a comunidade vem também fazendo o seu papel e nos ajudando no trabalho de mobilização e conscientização ambiental. E ainda podemos pontuar que de 2010 para 2011 as ocorrências de apreensões diminuíram de 47 para 22, respectivamente”.

Campanha

A ‘Bahia sem Fogo’ é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados, anualmente, entre os meses de julho e dezembro.

“Vale destacar que a operação é realizada de forma conjunta com a participação das prefeituras locais e principalmente da população, que conhece bem a região. Este apoio, além de necessário para as ações de combate ao fogo, facilita as ações de logística, transporte e mobilização”, explica Márcia Teles.

Curso

Os cursos acontecem sempre no período que antecedem à seca na região (julho a dezembro), quando é registrado o maior índice de queimadas. Por meio da capacitação os moradores conhecem a legislação, são sensibilizados sobre a importância da conservação ambiental e têm aula prática de combate a incêndio e noção de primeiros-socorros.

Cronograma dos cursos por região

Março
De 5 a 9 – Santa Rita de Cássia (oeste)
De 12 a 16 – Corretina e Cocos (oeste)