A comunidade quilombola de São Gonçalo, povoado do município de Contendas do Sincorá, a 288 quilômetros de Salvador, está ganhando mais qualidade alimentar e ampliando a renda com a implantação da Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS). O projeto é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), em parceria com a Associação dos Lavradores da Comunidade Quilombola de São Gonçalo.

Iniciado em julho de 2011, o PAIS conta com a assistência técnica do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga (Mata Branca) e tem como objetivo desenvolver sistemas produtivos sustentáveis e economicamente viáveis. Inicialmente, 50 famílias receberam apoio técnico, estando quatro na fase de comercialização das hortaliças e legumes, produzidos nas unidades que receberam os kits demonstrativos.

Retorno financeiro

Segundo o técnico do Mata Branca, Leandro Caldas, já é possível perceber a mudança de hábito das famílias atendidas pelo projeto. “Hoje, as famílias já estão se alimentando com as hortaliças, legumes e verduras produzidas nas unidades e estão obtendo o retorno financeiro com a venda dos produtos na feira livre municipal, realizada todos os sábados”, disse.

Ainda de acordo com Caldas, um dos pontos fortes do projeto, com previsão de ser replicado após a etapa de avaliação, é a valorização do trabalho da mulher, que assumiu a liderança desde o plantio das mudas, passando pela colheita até a comercialização dos produtos orgânicos. O PAIS vem alcançando também visibilidade junto a produtores rurais interessados em implantar o sistema em suas propriedades.

Os técnicos do Mata Branca destacam que o PAIS tem a função de equilibrar a relação entre o homem e o meio ambiente, estimulando a prática de produções orgânicas, com baixo impacto ambiental. Para isso, conta com a realização de capacitações em agropecuária, oficinas, monitoramento dos kits de avaliação e divulgação dos resultados, evitando o uso de agrotóxicos e melhorando a qualidade de vida das famílias.

Também são desenvolvidos trabalhos em grupo para fortalecer as organizações comunitárias, além da promoção da agroecologia e agricultura irrigada de base familiar. O Mata Branca vem beneficiando comunidades rurais por meio da implantação de projetos como as unidades produtivas agrícolas diversificadas, que utilizam técnicas de irrigação e de agroecologia com respeito à biodiversidade do bioma Caatinga.

Além de valorizar as árvores frutíferas oriundas da própria Caatinga, as ações viabilizam o acesso à água, que é utilizada de forma consciente. Também capacitam para o manejo adequado de práticas e técnicas agrícolas, com enfoque agroecológico, reunindo práticas importantes para a conservação e perpetuação das espécies, manejo da biodiversidade e redução do desmatamento.

O Escritório Regional de Contendas do Sincorá, coordenado pelo projeto Mata Branca, executa junto à comunidade rural outros projetos de caráter agroecológico, a exemplo da criação de galinha caipira, dos quintais produtivos, coleta seletiva, recuperação da Caatinga e introdução de novas espécies de aipim, entre outras iniciativas.