Exames de pressão, doação de sangue e orientação sobre abuso de álcool, crack, cocaína, maconha e outras drogas. Tudo isso foi proporcionado pelo programa Pacto pela Vida, na manhã deste sábado (17), para os cerca de 32 mil moradores das três regiões de Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário. As ações foram realizadas no fim de linha de Fazenda Coutos III, nas proximidades da Base Comunitária de Segurança e da Unidade de Saúde da Família.

O pedreiro Josué dos Santos, 48 anos, foi com a mulher e filhos participar das ações. Ele verificou a pressão e ficou aliviado ao constatar que estava normal. “Nós aqui estamos precisando mesmo deste trabalho, principalmente da orientação. É um bairro onde há muitos jovens perdidos no mundo das drogas. Muitos pais lutam para ajudá-los e não conseguiam. Com a base comunitária este desafio está sendo mais fácil”.

Fernanda Gonçalves, 28 anos, trabalha em um salão de beleza da região e doou sangue pela primeira vez. “A doação é muito importante, a gente nunca sabe o que pode acontecer. Este sangue serve para as pessoas que a gente não conhece, mas que estão precisando. Então, a gente tem esta oportunidade de salvar a vida de outras pessoas. Vou doar mais vezes”.

A doação de Fernanda só foi possível por causa da presença do Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) no bairro. A expectativa é coletar 80 a 100 bolsas de sangue. Outros dois veículos foram destacados para a região, colocando à disposição dos moradores os programas ‘De cara na rua’ e o ‘Consultório de rua’, onde são feitos exames e orientações, além da distribuição de panfletos e preservativos.

Serviço itinerante

A população contou com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e educador social. “A ideia é fazer o trabalho itinerante e levar a outras áreas, porque a resposta aqui está sendo muito boa. Em outras bases já fizemos trabalho de rastreamento ao câncer de mama, exames oftalmológicos, enfim, uma série de ações”, disse a coordenadora das ações de saúde do Pacto pela Vida,  Edyara Santana.

Policiamento comunitário agrada comunidade

O secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, compareceu ao local. “Estamos aqui para acompanhar o desenvolvimento de outras ações, não somente as de segurança pública, e estamos bastante orgulhosos de participar deste projeto que tem dado certo. Estamos juntos das lideranças sociais e nos aproximando também das crianças e adolescentes”.

Segundo o secretário, esta é uma nova fase do projeto. “Estamos fazendo uma chamada para as demais secretarias, de Saúde, de Educação, para que se juntem a nós nas bases comunitárias. Quero também parabenizar todos os policiais que estão realizando um excelente trabalho”.

O vigilante Cícero Lucena, morador do bairro, aprovou o policiamento comunitário e as demais ações que vieram com a iniciativa. “Para ter um evento destes antes da chegada da base comunitária era impossível. Com a vinda do Hemoba, hoje, a gente não precisa se deslocar para longe para fazer este ato de solidariedade. Nosso bairro hoje é outro, muito bom de morar. Diminuiu a violência desde a inauguração”.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, explicou que “policiamento cidadão é isso que nós estamos vendo aqui, o envolvimento da comunidade, dos diversos órgãos e dos segmentos da sociedade. Tudo isso é o policiamento cidadão, que melhora ainda mais a segurança pública”.