O documentário “Clementina de Jesus – Rainha Quelé” volta a ser exibido no Cine Teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, nesta terça-feira (27), às 19h30. A sessão integra o Circuito Popular de Cinema e Vídeo – CPCV, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura da Bahia em seus espaços culturais, que visa à difusão do audiovisual, especialmente das produções brasileiras.

“Essa sessão, do dia 27, foi programada para atender a grande demanda que recebemos pelas redes sociais, de pessoas que não conseguiram vir à primeira exibição que fizemos. Clementina continua me emocionando e me sinto muito feliz em poder contribuir com a difusão da memória dessa grande mulher negra, dessa artista guerreira”, afirma Chicco Assis, coordenador do Solar.

O vídeo conta a história de Clementina de Jesus, senhora negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica que, após toda uma existência longe dos palcos e das mídias, aos 60 anos, através de Hermínio Bello de Carvalho, passou a cantar com grandes nomes da música como João Bosco, Pixinguinha e Paulinho da Viola, com sua voz rascante e gutural. Este ano completa 25 anos de sua morte. 

A produção traz depoimentos de muitos artistas que acompanharam sua trajetória como Martinho da Vila, Lecy Brandão, Paulinho da Viola, João Bosco, Mônica Salmaso, Cristina Buarque e Carlinhos Vergueiro. 

A obra, lançada no ano passado, foi dirigida por Werinton Kermes, com roteiro de Míriam Cris Carlos e edição de imagens de Marcelo Domingues. Já participou de importantes mostras e festivais, tendo conquistado prêmios.