Bruna Maria Alves, Ana Cláudia Santos e Maria Rita da Silva têm um desejo em comum: comprar peixe para o almoço da Semana Santa. Elas buscavam o produto na manhã desta terça-feira (3) na loja da Cesta do Povo do Vale do Ogunjá. Mas na hora de comprar o pescado é preciso saber escolher. Erivaldo Araújo deu algumas dicas. “Temos que olhar atentamente para o olho do peixe, ver sua coloração. Ele precisa estar com boa aparência, como se estivesse vivo”.

Segundo o gerente de compras da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Paulo Rezende, nesse período, a procura por peixe é cinco vezes maior, por isso a empresa disponibilizou cerca de 670 toneladas de pescado. O preço varia entre R$ 6 e R$ 21 reais o quilo. “O mix da Cesta do Povo dá à população uma opção mais em conta. Temos uma preferência muito grande. Afinal, atendemos mais de dois milhões de pessoas por mês. Os clientes gostam de produtos de qualidade e aqui eles encontram as melhores marcas do país com preço inferior”.

Para completar o cardápio da Semana Santa, ainda entram na lista o bacalhau, o camarão, o leite de coco, o azeite de dendê, a castanha , o feijão branco e o feijão fradinho. Para dar conta da demanda, as lojas da Cesta do Povo encomendaram os itens com os fornecedores há dois meses. “Isso fez com que os preços caíssem cerca de 15%, em comparação com outras redes de supermercado. A combinação volume de compras, escolha de fornecedores e antecedência no pedido dos produtos faz os valores caírem”.

A facilidade agrada a comerciante Gina Seixas. “Gosto de comprar aqui porque é fácil a localização, tem estacionamento próprio, sempre acho os produtos frescos e com preços muito mais em conta”. Norma Martan também aponta os baixos valores como uma das atrações. “O que mais me agrada é a facilidade de pagamento. Sou funcionária pública e o desconto vem na folha. Além disso, quando comparamos com outros supermercados, percebemos que os preços são mais baixos mesmo”.