A emissão da primeira e segunda via de identidade está sendo realizada gratuitamente para moradores da comunidade de Beiru/Tancredo Neves. O serviço é oferecido pela Casa da Cidadania Pacto Pela Vida, coordenada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e se destina a pessoas de baixa renda sem condições de arcar com o pagamento do documento que custa, em média, R$ 25.

A oferta do serviço partiu de uma demanda da própria comunidade que, por falta do documento de reconhecimento civil, encontra dificuldade até para retirar outros documentos. Inicialmente, serão confeccionadas 100 cédulas de identidade, que serão entregues em até 10 dias.

O superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, José Carlos Trindade, da SJCDH , informou que a ação deve continuar por conta da grande procura pelo serviço. " A carteira de identidade é um dos principais instrumentos de garantia da cidadania", disse.

A moradora Jacilene de Abrel acompanhou o seu filho que perdeu a identidade há quase um mês. "Isso é excelente porque nem todo mundo pode pagar para tirar o documento", comemorou.