O subcomitê para gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi instalado nesta segunda-feira (9) em Salvador, cumprindo mais uma etapa na implantação da rede na capital e interior do estado. Composta por órgãos federais, estaduais e municipais que estejam direta ou indiretamente ligados aos registros de empresas, a Redesim é um sistema criado pelo Governo Federal com o objetivo de agilizar os procedimentos de inscrição, fechamento, alteração e legalização de empresas nas juntas comerciais.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (Sicm) e contou com a presença do secretário James Correia, do presidente da Junta Comercial do Estado (Juceb), Carlos Henrique Martins, do Superintendente de Comércio e Serviços, Adhvan Furtado, e do coordenador de Comércio e Assuntos Tributários, Francisco Nobre.

Reduz burocracia

Com a Redesim, os municípios passam a contar com uma importante ferramenta, reduzindo a burocracia e facilitando a vida do empreendedor. Hoje, o tempo para o registro de uma empresa chega a 150 dias. Pela Redesim, todo o processo dura um mês, com a maior parte do atendimento feita via internet.

Segundo o secretário James Correia, a criação do subcomitê vai tornar mais ágil a implantação da Redesim. “Ele representa uma grande ferramenta no processo de mobilização e engajamento das prefeituras ao projeto”. O presidente da Juceb, Carlos Henrique Martins, também destacou a importância do subcomitê. “Vai ter uma função de grande valia nesse processo”.

A Redesim é integrada por representantes do governo estadual, Receita Federal, prefeitura de capital, Conselho Regional de Contabilidade, Sebrae, União dos Municípios da Bahia (UPB) e entidades representativas do empresariado.