As duas adutoras que foram interligadas, no último dia 4 de abril, ao sistema integrado de abastecimento que atende 60% dos bairros de Salvador, além dos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho e duas localidades de Camaçari, aumentaram a oferta de água para 8.200 litros por segundo (l/s) para estas cidades. Antes da intervenção, a área atendida pelo sistema só recebia 7.200 l/s. Com mais água no sistema, a empresa pode atender melhor áreas da capital, principalmente do Subúrbio Ferroviário, onde, frequentemente, as pressões são baixas na rede distribuidora.

Na quarta-feira passada, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) parou de bombear água para uma rede de tubulações cuja extensão ultrapassa 100 quilômetros, a fim de realizar 45 serviços necessários ao funcionamento de mais duas adutoras que foram ligadas ao sistema. Os dois equipamentos aumentaram em 1.000 litros por segundo a oferta de água distribuída nestas áreas.

Os serviços foram concluídos antes do prazo planejado e a regularização completa do abastecimento estava prevista para acontecer na manhã da última sexta-feira, mas, no dia anterior, durante o processo gradativo de regularização do sistema, três incidentes na rede distribuidora prolongaram o tempo de retomada do abastecimento em Lauro de Freitas, Abrantes, Sucupió e em alguns bairros de Salvador.

Prazo previsto

Em 72 dos 88 bairros afetados pela interrupção do último dia 4, a retomada do fornecimento ocorreu dentro do prazo previsto. No entanto, em 16 bairros da capital, ela só ocorreu no domingo, porque a Embasa teve que realizar manutenção entre a noite de quinta (5) e a madrugada de sexta-feira-feira (6).

Para acelerar a retomada do fornecimento em áreas de difícil abastecimento, por conta de topografia acidentada, ocupação desordenada e rede interna de grande parte dos imóveis inadequada, a empresa, está, temporariamente, desde segunda-feira (9), acrescentando 1000 litros na oferta de água para Salvador. Também está atendendo com carros-pipa os imóveis situados em áreas onde o abastecimento ainda não foi regularizado, como Sete de Abril, Boca da Mata, São Marcos, Vale dos Lagos, Alto de Coutos, Paripe e Mirantes de Periperi.

Incidentes

Ato de vandalismo em equipamento da rede distribuidora, no Retiro, e defeito em uma válvula de pressão próxima ao reservatório de Cajazeiras foram suficientes para atrasar, em cerca de dois dias, o tempo de chegada da água nos imóveis dos bairros da Liberdade, IAPI, Pero Vaz, Guarani, Curuzu, Baixa de Santo Antônio, Barros Reis, Largo do Retiro, Avenida San Martin, Santa Mônica, Largo do Tanque, Alto do Pará, Itapuã, Stella Maris, Alamedas da Praia e praias do Flamengo.

Uma obra na estrada Cia-Aeroporto provocou vazamento na linha de distribuição que atende o município de Lauro de Freitas e as localidades de Abrantes e Sucupió, no município de Camaçari, atrasando a chegada da água nos imóveis localizados nessas áreas.