Com destaque para as ações de infraestrutura no estado, foi lançada na noite desta terça-feira (17), no Palácio Rio Branco, a quinta edição da revista ‘Bahia, Terra de Todos Nós’, que este ano tem como tema ‘Construindo uma nova Bahia’.

O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, da primeira-dama Fátima Mendonça, de secretários estaduais, do presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro, de jornalistas e publicitários.

Produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), a revista traz um panorama das ações desenvolvidas pela atual administração estadual entre janeiro de 2007 e dezembro de 2011.

Logo ao abrir a edição, o leitor se depara com a matéria sobre a construção da Arena Fonte Nova, que será palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Outro assunto abordado é a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), maior obra de infraestrutura logística dos últimos anos de todo estado. A ferrovia vai interligar o município de Figueirópolis (TO) a Ilhéus, no sul da Bahia, incrementando o mercado de exportação.

O presidente da ABI, Walter Pinheiro, afirmou que a publicação além de relatar as ações do governo serve de fonte para os jornais baianos. “É sempre bom contarmos com um material tão rico como esse. Gostei muito da revista e ela é uma fonte importante para jornais, revistas e rádio, porque o repórter pode extrair destas páginas informações importantes sobre o que está sendo feito na Bahia”.

Depoimentos

O Porto Sul, o estaleiro Paraguaçu e o projeto da ponte Salvador/Itaparica também ganharam espaço na publicação, que traz em suas 130 páginas depoimentos de baianos beneficiados por uma das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado. Pequenos produtores, índios, quilombolas, usuários dos serviços de saúde e estudantes são personagens da edição.

“A população precisa conhecer todas essas ações do governo, conhecer todos os esforços na área social interligado ao desenvolvimento econômico e de infraestrutura. Tudo isso está registrado na revista como prestação de contas de todos os investimentos. Entre os assuntos temos o parque eólico, a Fiol, o Porto Sul, o avanço na educação, na saúde. Então, a revista faz um balanço desse esforço feito pelo governo”, afirmou o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida.

Na capa, uma imagem do Parque Eólico mostra que o governo está se preocupando com energia alternativa e renovável. Por isso, constrói, em Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, o maior complexo eólico do Brasil.

Prestar contas

Para o governador Jaques Wagner, a revista é uma forma de prestar contas aos baianos sobre os investimentos do governo em toda Bahia. “Essa publicação divulga o que fizemos nestes últimos anos, nossa busca por mais tecnologia, desenvolvimento, mais melhorias para a vida dos baianos. Considero que, nesses últimos anos, o governo promoveu ações significativas e que a Bahia avançou muito em todas as áreas. Temos o Topa [Todos pela Alfabetização], Saúde em Movimento, Água para Todos, restauração de estradas, educação profissional, entre outras”.

Serão distribuídos 150 mil exemplares da revista, que tem textos curtos e objetivos, com fotos ilustrando o desenvolvimento do estado.