Os amantes da culinária não vão querer perder a 5ª edição do Festival Comida di Buteco, que reúne cultura e gastronomia em 30 bares da capital baiana, onde os ‘botequeiros’ poderão degustar os melhores sabores dos petiscos até o dia 13 de maio. O evento faz parte do calendário turístico oficial da Bahia e tem apoio da Bahiatursa.

A quinta edição baiana do Comida di Buteco segue o modelo das edições anteriores, mantendo o propósito de se consolidar como atrativo turístico da Bahia. Os estabelecimentos participantes do concurso – cada um com um tira-gosto diferente – serão avaliados pelo público e por um júri formado por profissionais de gastronomia, boêmios, ‘botequeiros’ e formadores de opinião.

Além dos tira-gostos haverá avaliação dos itens de higiene do local, o atendimento e a temperatura das bebidas. O concurso, idealizado e organizado pelo estudioso em gastronomia, Eduardo Maya, e realizado em parceria com a publicitária Maria Eulália Araújo, é uma oportunidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz, demarcando roteiros urbanos, via a gastronomia.

Votação 

Os bares são frequentados por diversos públicos, de diferentes faixas etárias, que vão em busca de uma culinária regional autêntica. Eles poderão experimentar o tira-gosto e, em seguida, votar. As cédulas de votação são depositadas nas urnas localizadas nos próprios botecos. O boteco vencedor será aquele que conseguir a melhor média, no voto popular e no do júri. O resultado será conhecido durante a ‘Saideira’, festa de premiação, prevista para o dia 22 de maio. Além da mostra de sabores da Bahia para turistas e visitantes, o Comida di Buteco tem também vertentes econômicas e culturais.