Representantes dos 28 municípios que integram os Territórios de Identidade Sertão Produtivo e Bacia do Paramirim estão reunidos, nesta quinta-feira (26), na cidade de Brumado, para debater estratégias que fortaleçam a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Com mais de 80 participantes, entre sociedade civil e gestores públicos, o encontro é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e está inserido no cronograma de etapas territoriais da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente.

Na abertura, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Sema, Ricardo Duarte, que representou o secretário Eugênio Spengler, destacou o empenho do governo e da população na elaboração de estratégias e ações voltadas à preservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida.

O representante do colegiado Sertão Produtivo, Josué Ladeia, ressaltou a preocupação da sociedade nas questões relacionadas ao meio ambiente. “É o inicio de uma jornada dos movimentos sociais e do governo, que esperamos resultar em projetos efetivos de recuperação das nossas riquezas ambientais”.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Brumado, Charles Granger, a região sofre com vários problemas de degradação ambiental, entre eles, o desmatamento da Caatinga, carvoarias clandestinas e escassez de água. “O município de Brumado tem uma característica industrial de mineração, uma atividade que causa danos ao seu entorno. Esperamos desenvolver, neste encontro, alternativas para minimizar estes impactos”.

Histórico 

As conferências territoriais tiveram início no Portal do Sertão, em Feira de Santana, seguindo pelos territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina (no município de Senhor do Bonfim), Sisal e Bacia do Jacuípe (Serrinha), Recôncavo (Santo Antônio de Jesus), Piemonte do Paraguaçu (Ruy Barbosa), Velho Chico (Bom Jesus da Lapa). O próximo encontro será no dia 5 de maio, em Irecê.