Devido ao feriado do Dia do Trabalho, os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) terão suas atividades suspensas na próxima terça-feira (1°). No dia seguinte voltam a funcionar com novos horários de visitação, conforme portaria nº 127, publicada no Diário Oficial do Estado de quarta (25), com o intuito de unificar o seu funcionamento e alinhar a programação de cada unidade para este ano.

A portaria também estabelece o funcionamento dos museus todos os dias do ano, excluindo-se somente dez datas comemorativas – Dia de Confraternização Universal (1° de janeiro), Carnaval, Sexta-Feira da Paixão, Dia do Trabalho, São João, Independência da Bahia, Independência do Brasil, Dia do Funcionário Público, Natal e Ano Novo -, e às segundas-feiras (dia de limpeza e manutenção dos museus).

Por estarem situados no circuito das festas, os museus localizados no Pelourinho não abrirão no dia 4 de dezembro (Festa de Santa Bárbara) e o Museu de Arte Moderna da Bahia não funcionará no dia 8 de dezembro (Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia) e na 2ª quinta-feira de janeiro (Lavagem do Bonfim).

Funcionamento 

Os museus de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), de Arte da Bahia (MAB), o Palacete das Artes Rodin Bahia e o Palácio da Aclamação passam a funcionar de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Os museus Tempostal, o Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o Solar Ferrão ficam abertos à visitação de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

O Parque Histórico Castro Alves, unidade situada em Cabaceiras do Paraguaçu, receberá visitantes de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. Nos museus da capital, o turno da manhã (9h às 12h) será destinado ao atendimento a escolas, que devem agendar a visita.