Em cumprimento à decisão da 2ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais da Comarca de Lauro de Freitas, dezenas de pessoas que ocupavam ilegalmente uma área de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), na Rua Djanira Bastos, no município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), deixaram, pacificamente, o local nesta segunda-feira (14).

A área, de 22.429,65 metros quadrados, destina-se à implantação de projetos habitacionais para o servidor público estadual, por intermédio do Programa Habitacional do Servidor Público (Prohabit).

A ocupação começou no dia 29 de março deste ano, por aproximadamente 50 pessoas, que cortaram a cerca de arame farpado e promoveram queimadas, tendo a Conder negociado a saída, mas, no dia seguinte, a ocupação voltou a ser realizada.

Liminar

Empenhada em preservar a área, destinada a projetos habitacionais para o servidor público, a Conder protocolou Ação de Reintegração de Posse na Comarca de Lauro de Freitas, obtendo, em 14 de abril, medida liminar assegurando seu pleno domínio. Além de providenciar um galpão para guardar, provisoriamente, pertences dos ocupantes, a Conder, paralelamente, vem mantendo entendimentos com a Prefeitura de Lauro de Freitas no sentido de viabilizar alternativas que possam vir a ser utilizadas para um possível cadastramento dos ocupantes e sua colocação em projetos da própria municipalidade.