O fascínio pelas histórias que giram em torno do passado, presente e futuro é o ponto de partida da exposição Visões Pós-Apocalípticas, da artista Ingrid Erika Boer, uma das selecionadas no programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) para este ano.

Pautada para ocupar o Espaço Xisto Bahia (Barris, Salvador/BA), a abertura da mostra acontece na sexta-feira (18), às 19h, com visitação de 19 deste mês a 17 de junho, de segunda a sexta, 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 16h às 21h, com entrada gratuita. Ainda com base no tema do trabalho, será realizado um debate mediado por Manfred Arno Boer, no dia 22 deste mês, às 15h, no mesmo local.

Proveniente do Território de Identidade da Costa do Descobrimento, especificamente da cidade de Porto Seguro, Ingrid Boer, observando mitologias e suas versões a respeito das origens da humanidade, criou a exposição, que apresenta paisagens nas quais os seres humanos e animais partilham do mesmo ambiente, revelando uma harmonia plena entre eles. Faz menção também a um futuro feliz, vencendo a era da decadência e reencontrando a esperança.

O programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Funceb registrou este ano 40 propostas inscritas, sendo sete oriundas do interior da Bahia. Desse total, 11 foram selecionadas – sete de Salvador e quatro de outras cidades baianas. Durante cerca de 30 dias, em períodos diferentes, cinco exposições vão ocupar, além da Galeria Xisto Bahia, a Galeria do Conselho, anexa ao Palácio da Aclamação, no Campo Grande.