Uma videoconferência com o tema “Operacionalização do crédito de emergência, da prorrogação das parcelas do crédito de 2012 e renegociação das dívidas na Bahia”, será realizada nesta quarta-feira (16), das 8h30 às 12h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT) em Salvador, promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão veiculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).

O evento vai abranger 32 pontos de recepção onde estão situadas gerências regionais e alguns escritórios locais da EBDA, no interior do estado, e terá a participação do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, do presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, além de representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Banco do Brasil (BB) e outros convidados.

“A videoconferência vai oportunizar aos profissionais da EBDA a interação com técnicos do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, para que possam atender com rapidez e agilidade os agricultores familiares que vivem no semiárido baiano e estão passando por dificuldades, por conta da estiagem”, disse Faro.

Crédito de emergência

Durante a videoconferência serão anunciadas as medidas para aplicação imediata das Resoluções 4.076 e 4.077 (crédito de emergência), da Resolução 4.066 (prorrogação das dívidas em função da seca), da Lei 12.599 (renegociação das dívidas) e das Resoluções 4.028, 4.029, 4.030 e 4.031 (renegociação e recomposição).

A expectativa é da participação de mais de 1.100 pessoas, entre técnicos, representantes de instituições, órgão e entidades representativas, nos pontos de recepção, nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambí, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

No evento, também haverá a interação com os participantes, tendo como mediador um representante da EBDA, que se encarregará de organizar os pedidos de participação, além de controlar o tempo de fala. Nas localidades serão distribuídos materiais de divulgação dos normativos, para reaplicação da atividade, nos municípios.