Designers, comerciantes e admiradores de joias, gemas e bijuterias participaram do Preview das Tendências e Inspirações para Joias e Bijuterias em 2013, evento que aconteceu na quinta-feira (24), no Museu Geológico da Bahia, com a presença de mais de 200 pessoas, que se atualizaram sobre tendências, técnicas de vendas, mix de produtos e ambientação de lojas.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a Bahia tem condições de absorver e atender projetos de qualquer tamanho nesta área. “De grandes projetos de mineração a iniciativas no ramo de joias, o estado vem disponibilizando condições para que o setor se desenvolva cada vez mais”.

Uma das palestrantes do evento, Regina Machado, disse que a área de joias, gemas e bijuterias está em franco desenvolvimento, registrando a cada ano um aumento considerável no número de consumidores.

Atuando como consultora para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA) e várias empresas da área, Regina disse que a Bahia sempre foi “reconhecida no setor, tanto pelo seu potencial material quanto pelo potencial cultural. Ela é rica em matéria prima e também se destaca na produção de joias”.

De acordo com ela, a mistura das artes portuguesa, indígena e africana se deu com mais evidência no estado, fato que alicerçou a base na produção e criação de joias. “A Bahia possui grandes designers, isso fica evidente na sua farta produção nessa área”.

Originalidade

No evento também foi lançado o catálogo Originalidade 2012, editado pelo IBGM, numa promoção do Centro Gemológico da Bahia, órgão da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do estado (SICM).