Mais quatro novas ambulâncias para atendimento de unidades prisionais na capital e no interior foram entregues nesta terça-feira (29) pelo secretário estadual da Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, em solenidade no pátio da secretaria.

As chaves dos equipamentos foram passadas aos diretores do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, no sul do estado, à Colônia Lafayete Coutinho, à Central Médica Penitenciária e ao Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) – essas três últimas na capital baiana -, unidades contempladas com os novos veículos.

As ambulâncias, que absorveram recursos da ordem de R$ 226.640, oriundos do Governo do Estado, possuem especificações técnicas para uso no transporte de detentos sem risco de vida para unidades hospitalares. São veículos classificados como tipo A, com suporte básico. “Esta é mais uma ação que visa a requalificação e humanização do sistema prisional baiano”, disse o secretário Nestor Duarte.

Dignidade

De acordo com Duarte, trata-se de uma das prerrogativas do projeto do Governo da Bahia de garantir a dignidade humana, oferecendo melhores condições de atendimento ao interno do sistema prisional, em respeito ao seu direito de receber os cuidados necessários para a sua saúde. “Estamos preparando novas licitações para compra de mais veículos para a estruturação do sistema”, adiantou o secretário.

Para a diretora adjunta do Hospital de Custódia e Tratamento (HCT), situado na Baixa do Fiscal, Rosane Cavalcante, a ambulância será de grande utilidade, devido à demanda da unidade, que se dedica ao acolhimento de apenados com distúrbios mentais. “Vai facilitar bastante no transporte para atendimentos externos como exames laboratoriais, consultas médicas e atendimentos de urgência e emergência”, declarou.

A entrega das ambulâncias é uma ação da Diretoria de Atendimento Biopsicossocial da Superintendência de Ressocialização Sustentável da Seap. Em 2011, a Seap entregou três novas viaturas-cela, utilizadas para escolta de presos no estado da Bahia.

Os veículos, modelo furgão, com capacidade para 14 passageiros (8 internos e 6 agentes), foram adquiridos com recursos do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), num investimento de R$ 316 mil. Os automóveis estão garantindo mais agilidade e qualidade na prestação de serviços do sistema penitenciário.

Participaram da solenidade o chefe de gabinete da Seap, Carlos Sodré, o diretor-geral, Jackson Cerqueira, o superintendente de Gestão Prisional, tenente- coronel Paulo Cesar Reis, a superintendente de Ressocialização Sustentável, Alessandra Prado, além de convidados e colaboradores da secretaria.