Dez educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) formam uma delegação da 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre os dias 4 e 7 deste mês, no Centro de Convenções, em Salvador. Os adolescentes foram eleitos na 1ª Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa da Bahia.

O encontro é promovido pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), e foi precedido de 26 etapas territoriais e 226 municipais, que contaram com a participação da Fundac.

“A participação dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em espaços de debates como esse é a forma efetiva de contribuir para a inserção deste público nas políticas públicas, visando a garantia de direitos, entre eles, o direito à participação”, afirma a diretora da Fundac, Ariselma Pereira.

Monitoramento

O objetivo do encontro é mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a sociedade civil para a implementação e monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A conferência é uma etapa da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em julho, e a exemplo do encontro nacional terá cinco eixos estratégicos – promoção dos direitos de crianças e adolescentes, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, controle social da efetivação dos direitos, gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.