Depois do grande sucesso no Theatro Municipal de São Paulo, dentro da Virada Cultural Paulista, no início do mês de maio, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), sob a direção artística de Jorge Vermelho, participa de outro evento grandioso, o 8º Festival Internacional de Dança Contemporânea da Bienal de Veneza 2012, na Itália, a mais importante bienal de artes do mundo.

O convite ao BTCA partiu do curador do festival, Ismael Ivo, bailarino e coreógrafo brasileiro radicado na Alemanha, criador de À Flor da Pele, em 2010, para a companhia baiana. Serão oito apresentações em palcos italianos, de 13 a 17 deste mês, com dois espetáculos: 1POR1PRAUM, no Espaço Corderiedell Arsenale, e A Quem Possa Interessar, com participação ao vivo da cantora Badi Assad, no Teatro Alle Tese.

O BTCA é a única companhia brasileira na programação do 8º Festival Internacional de Dança Contemporânea da Bienal de Veneza 2012, evento que reúne na famosa cidade italiana algumas referências mundiais, como o diretor, coreógrafo e fotógrafo belga Wim Vandekeybus, o coreógrafo norte-americano William Forsythe (The Forsythe Companhy, da Alemanha), a Compagnia Virgilio Sieni, da Itália, e a dançarina islandesa Erna Ómarsdóttir, entre outros. O BTCA é mantido pela Secretaria da Cultura, Fundação Cultural do Estado e TCA.