Até dezembro deste ano (2012), o Instituto Mauá, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai adquirir, em toda a Bahia, 42 mil peças de artesanato, num investimento de R$ 700 mil. Desse total, R$ 350 mil serão destinados a 35 municípios que constam da lista daqueles que já declararam situação de emergência em virtude do longo período de estiagem.

O anúncio dessa medida foi feito nesta segunda-feira (4), durante solenidade de lançamento do Fórum SOS Seca, na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem). Na solenidade, ao entregar ao governador Jaques Wagner e à primeira-dama Fátima Mendonça uma colcha de fuxico, a artesã Josefa Silva de Macedo, do município de Nova Soure, materializou simbolicamente a aquisição dos produtos pelo Mauá.

Na lista dos beneficiados pela compra, além de Nova Soure, estão pólos referência na produção de cerâmica, como Irará e Barra; localidades de tradição em cestaria, a exemplo de Santa Brígida, Valente e Nova Fátima; os municípios distintos pela qualidade do bordado, Rio de Contas e Guanambi; os produtores de tecelagem, Paulo Afonso e Jeremoabo; a cidade de Rio de Contas, destaque no artesanato em madeira; dentre outras.