Estreitar os laços entre municípios de um mesmo território, que compartilham realidades muitas vezes semelhantes, por meio de projetos culturais que promovam o intercâmbio e a cooperação cultural. Este é um dos objetivos do edital ‘Territórios Culturais’, lançado pela Secretaria de Cultura (Secult), via o Fundo de Cultura.

Para o edital foi destinado R$ 1,2 milhão, sendo que há o teto de apoio por projeto de R$ 40 mil. Só serão aceitas as propostas enviadas pelo Sedex dos Correios ou serviço similar de entrega para o endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia. O envelope deve estar lacrado e identificado com número e nome do edital (nº 05/ 2012 – Territórios Culturais) e deve conter uma via impressa do formulário de apresentação da proposta, acompanhada de arquivo gravado em CD.

Diversidade

O edital busca “fazer com que os territórios de identidade se construam, se fortaleçam, e isso resulte, consequentemente, na preservação da diversidade cultural e no exercício da cidadania cultural da população baiana”, explica a superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Taiane Fernandes.

Para ela, a compreensão do edital reflete também uma política pública de cultura que, para se concretizar, precisa da integração de vários projetos que funcionem de forma complementar, ampliando a sua capacidade de ação e alcance. A idéia é ser o mais abrangente possível, porque cada território tem as suas características e especificidades. Por isso, segundo Taiane, alguns exemplos possíveis de projetos são festivais, feiras, encontros, cursos, oficinas, residência artística, portal ou website, espetáculo teatral, dança música, exposição, intercâmbio entre estudantes, pontos de cultura, espaços culturais ou outras propostas que possam atender ao objetivo inicial, de cooperação e intercâmbio entre os municípios baianos.