O Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca realizou nesta terça-feira (12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, uma videoconferência para orientar os 246 municípios em situação de emergência sobre as medidas realizadas pelo Governo do Estado frente à seca.

Pela primeira vez, a reunião do comitê contou com a participação de secretários estaduais, prefeitos, secretários municipais e agentes públicos distribuídos em 32 pontos no interior.

O diagnóstico da situação enfrentada pela Bahia – estado da região Nordeste que mais sofre com os efeitos da seca – foi apresentado pelo secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que coordena o comitê. Ele destacou algumas medidas estruturantes em andamento, a exemplo da Adutora de Pedras Altas, da Adutora de Guanambi e do Sistema de Abastecimento de Ponto Novo.

Além das grandes obras, o secretário falou da importância da construção de cisternas no semiárido baiano. Neste ano, uma das metas em infraestrutura hídrica do governo da Bahia é a construção de 85 mil cisternas, que serão entregues com água. “Será o maior volume de cisternas já construído no estado em apenas um ano”.

Costa também orientou a participação das prefeituras nas ações emergenciais, citando a assinatura do termo de cooperação junto à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para o fornecimento de água via carro-pipa e a distribuição dos 240 mil vales-cesta básica, que deve ser finalizada no dia 30 deste mês, esta de responsabilidade dos prefeitos.

Liberado mais um lote de vales-cesta básica

O oitavo lote de vales-cesta básica foi liberado nesta terça-feira. São 5.277 vales para famílias dos últimos dez municípios que tiveram seus decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal.

Mais 110 mil vales-cesta básica serão distribuídos nos próximos lotes.

Pagamento do seguro Garantia Safra começa nesta sexta

O pagamento do seguro Garantia Safra, apresentado pelo presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles, começa nesta sexta-feira (15), beneficiando 67 mil agricultores familiares em 89 municípios. “No total, serão pagos R$ 46 milhões. Esta é uma ação que sustenta e ajuda o agricultor familiar a passar por esse momento de dificuldade”, disse Faro.

Na oportunidade, também foi abordado o programa Bolsa Estiagem, um benefício de R$ 400 lançado pelo governo federal para agricultores familiares inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e não são beneficiados pelo Garantia Safra.