O Governo do Estado apresentará na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que começou no Rio de Janeiro, o documento Construindo uma Bahia Sustentável e Includente, contendo os principais avanços, projetos e desafios para três grandes eixos – inclusão social para a erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e economia verde e gestão e governança sustentável.

A partir desta quarta-feira (13), a delegação baiana irá mostrar as propostas que irão contribuir com a definição de uma agenda voltada ao desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A Bahia destaca-se como o estado que reúne quatro dos principais biomas brasileiros – os Litorâneos (mangues e restingas), a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado.

“A biodiversidade interage, em nosso estado, com uma grande diversidade social, o que amplia as possibilidades, mas também a complexidade de uma gestão que combine desenvolvimento, controle ambiental e ação para a melhoria do meio ambiente”, afirma o diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e coordenador da delegação baiana na Rio + 20, Luiz Ferraro.

Segundo ele, há alguns anos vem sendo aplicada na Bahia uma política de desenvolvimento econômico que contempla todas as regiões e se associa ao desenvolvimento social e à qualidade ambiental. Empreendimentos como a Ferrovia Leste Oeste, energias renováveis, a exemplo da eólica, e os programas como Água para Todos e Minha Casa, Minha Vida são oportunidades de desenvolvimento econômico e social que vêm sendo norteados pela conservação ambiental.

“Buscamos a sustentabilidade social, geração de trabalho, emprego e renda. Mas tudo isso tem que ser feito combinado com a sustentabilidade ambiental, que também diz respeito à qualidade de vida das pessoas, enfatiza Ferraro.

Destaques

O estande do governo estadual na Rio + 20 foi montado no Pavilhão Brasil, no Parque dos Atletas, num espaço de 50 metros quadrados, onde foram priorizados a utilização de materiais reutilizáveis. Os visitantes terão acesso, das 11h às 19h, aos principais programas desenvolvidos pelas secretarias estaduais, a exemplo do Água para Todos, Economia Solidária e Energias Renováveis, por meio de equipamentos de última geração, com tela touch screen, que podem ser utilizados de forma interativa.