Bandeirolas, balões, peças em formato de sanfonas e réplicas de LPs de Luiz Gonzaga modificaram o cenário dos becos, largos, ruas e casarões do Centro Histórico de Salvador. Com o tema que homenageia o centenário de nascimento do ‘Rei do Baião’, a decoração para o São João da Bahia, que vai ser realizado, gratuitamente, desta quinta-feira a domingo (21 a 24), tem um encanto especial e agrada os visitantes.

“Há muito tempo não venho a Salvador, e tive uma agradável surpresa ao chegar aqui e ver tudo tão colorido, tão bonito”, disse o turista paulista, Sandoval de Jesus. A decoração assinada pela artista plástica Telma Calheira transformou cada espaço da região em símbolos característicos das músicas de Luiz Gonzaga, que fazem referência ao sertão.

“Cada cantinho do Pelô tem itens decorativos que lembram o sertão e nossas raízes como cactos, sanfonas, lamparinas e luminárias. Tudo pensado para garantir a festa e ressaltar ainda mais a beleza do Centro Histórico”, afirma Telma.

Os pórticos de entrada foram feitos com material reciclável, lembrando uma mistura de tecidos conhecida como fuxico. A turista de Minas Gerais, Maria das Graças Cardoso, olhava a peça com curiosidade. “Os cactos são revestidos com tecidos e dão esta originalidade. Em Minas não vemos uma decoração junina tão bonita e muito menos que homenageie Gonzagão. Achei muito criativa”. No local, os visitantes também podem observar um boneco de quatro metros de altura, representando Luiz Gonzaga.

Shows dos forrozeiros

A abertura da festa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, acontece nesta quinta, às 18h, e vai contar com shows de forró até às 2h. Também terá início, na Praça municipal, o Concurso de Quadrilhas Juninas, pelo quinto ano consecutivo, nas categorias mirim e adulto. Os vencedores vão receber prêmios que variam de R$ 2 mil a R$ 7 mil.

No palco do Terreiro de Jesus, Eugênio Cerqueira, Cicinho de Assis, a Banda Estakazero e Zelito Miranda vão animar os baianos e turistas com forró temperado, muito xote, xaxado e baião. No segundo dia de festa (22), os destaques são, a partir das 18h, Gereba, Carlos Pitta e Cangaia de Jegue. A noite vai ser fechada por Targino Gondim, com um estilo pé de serra.

A noite da véspera de São João (23) terá shows de Jó Miranda, Colher de Pau, Jotta e Cia e Sarajane. No domingo (24), Bruninho Subvai, Del Feliz, Adelmário Coelho e Val Macambira fazem a despedida da festa deste ano.

Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o momento merece destaque. “Todas as atrações contratadas são baianas. Trata-se do centenário de Luiz Gonzaga e os forrozeiros vão homenageá-lo. Nossa idéia é deixar o São João mais autêntico, o que vai contribuir bastante como referência”.

Todos os palcos

A festa acontecerá em sete diferentes pontos do Centro Histórico – Praça Municipal, Largo do Pelourinho, Cruzeiro de São Francisco, praças Tereza Batista e Pedro Arcanjo e Largo Quincas Berro D’Água. Serão mais de 90 atrações e seis horas de forró por noite. A programação completa pode ser acessada pelo site oficial do São João da Bahia.

Segurança da festa vai mobilizar mil policiais militares

A Polícia Militar da Bahia mobilizou mil policiais e bombeiros militares para atuar durante a Operação São João 2012, que será realizada durante os quatro dias dos festejos juninos no Centro Histórico de Salvador. “Além do efetivo, 14 câmeras de monitoramento vão acompanhar a movimentação do público. Também serão instalados 10 postos de observação e seis pontos de abordagem a pessoas, com detectores de metal nas vias de acesso ao Centro Histórico”, disse o subcomandante do 18º Batalhão do Pelourinho, major Arnaldo Neto.

A PM também montará dois postos de atendimento ao cidadão, na Praça da Sé e no Largo do Pelourinho. O Corpo de Bombeiros estará de prontidão durante o período para desempenhar ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, e podem ser acionados pelo telefone 193.