Reunido nesta quinta-feira (28), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), em Salvador, o Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente definiu como será a mobilização dos delegados baianos que participarão, entre os dias 08 e 11 de agosto, da 1ª Conferência Nacional do Trabalho Decente a ser realizada em Brasília.

Segundo Patrícia Lima, coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, o estado marcará presença no evento nacional com uma delegação de 50 pessoas, representando as bancadas dos trabalhadores, empregadores, governo e a sociedade civil organizada.

“Os representantes baianos escolhidos na 3ª Conferência Estadual realizada em setembro de 2011, em Salvador, seguem para Brasília, no dia 07 de agosto” informou.

Trabalho degradante

Durante o encontro, os membros do Comitê Gestor do Trabalho Decente discutiram estratégias de atuação voltadas para atender aos 120 trabalhadores baianos resgatados, recentemente, em Minas Gerais, em trabalho degradante. A maioria desses trabalhadores é do município de Araci, distante 228 quilômetros de Salvador, e o restante de cidades circunvizinhas.

“Logo que foram resgatados, eles receberam as verbas rescisórias dos contratos trabalhistas e agora estão sendo assistidos pelos programas governamentais que atuam no município de Araci”, acrescentou Patrícia, destacando as articulações mantidas com as instituições mineiras e que culminaram no retorno dos trabalhadores. “Recentemente técnicos das secretarias estaduais da Justiça e Cidadania (SJCDH) e do Trabalho e Esporte (Setre), além de representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), fizeram uma visita aos trabalhadores na cidade de Araci”, completa.

Participaram do encontro desta quinta-feira, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral de Trabalhadores (UGT), secretarias estaduais da Administração (Saeb), Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Promoção da Igualdade (Sepromi), Saúde (Sesab), Política para Mulheres (SPM), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra-5), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Federação da Agricultura (Faeb), Fecomércio, Femicro e Fundacentro, além da Setre, que coordena o grupo.