Técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia estão reunidos até sexta-feira (6), em Salvador, para conhecer e discutir os resultados do Sistema de Avaliação Baiano (Sabe), uma ferramenta de monitoramento da qualidade da educação nas escolas da rede estadual. A perspectiva da Secretaria da Educação do Estado é que os 130 profissionais participantes do encontro funcionem como multiplicadores das informações nas unidades escolares e comunidades.

A programação inclui oficinas de divulgação e apropriação de resultados da edição 2011 do Avalie Ensino Médio e Avalie Alfa, projetos que constituem o Sabe, e que avaliam, respectivamente, o rendimento dos estudantes das escolas de ensino médio e os níveis de alfabetização das crianças.

As atividades são oferecidas pela secretaria, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que tem o trabalho com as avaliações externas em larga escala considerado como referência nacional. Também é responsável pela elaboração do material pedagógico utilizado nas oficinas, que estará disponível no Portal da Educação para download.

Estratégia

O técnico da Coordenação de Avaliação da Secretaria da Educação, Rogério Fonseca, ressalta que a estratégia de divulgação dos resultados do Avalie Ensino Médio e Avalie Alfa “conscientiza e direciona para uma utilização mais apropriada da avaliação e permite tomar decisões mais assertivas. O objetivo é oferecer uma formação continuada sobre a interpretação, a compreensão e o uso dos resultados”. Ele explica ainda que toda avaliação tem uma matriz de referência, composta por descritores de habilidades e competências, que trazem um padrão mínimo de aprendizagem. “Se as pessoas aprenderem a ler esses resultados, vão saber quais habilidades foram construídas pelos estudantes de determinada escola e quais ainda precisam ser construídas”.

Intervenções

Os resultados das quatro áreas do conhecimento que estão sendo trabalhados no encontro – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias -, são utilizados no Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que abrange 100% das unidades escolares e envolve diretamente toda a estrutura da secretaria.

A coordenadora de Educação Básica da Direc 20, de Vitória da Conquista, Shirley Nogueira, afirma que o monitoramento e o acompanhamento da aprendizagem só são possíveis a partir dos resultados das avaliações internas das escolas e das avaliações externas. “São eles que estão nos dando subsídios para construir uma proposta pedagógica e intervir de forma que venha a atender necessidades e superar dificuldades de aprendizagem dos educandos. As perspectivas com o Paip e a utilização consciente dos resultados são as melhores”.

Em 2011, 1.090 unidades escolares participaram do Avalie Ensino Médio, envolvendo, ao todo, 93.081 estudantes da 1ª série do ensino médio e da 2ª série da educação profissional integrada ao ensino médio. Como o estudo é longitudinal e acompanha progresso dos estudantes, esses mesmos alunos serão avaliados este ano. Já o Avalie Alfa 2011 envolveu cerca de 300 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e das escolas municipais de 217 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios.