O projeto ‘Encounters’, que apresenta o trabalho de artistas e produtores musicais locais para compradores de música e jornalistas do exterior, chega ao segundo dia em Salvador nesta sexta-feira (6), no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, com programação aberta ao público interessado em saber mais sobre planos de carreira internacional e tirar dúvidas sobre o mercado no exterior.

Nesta quinta (5), o Palácio se transformou, mais uma vez, em uma importante arena de negócios, reunindo durante todo o dia mais de 20 artistas da música baiana entre eles, Carla Visi, João Omar, músicos da banda BaianaSystem e das orquestras Letieres Leite e Rumpilezz. Eles participaram do ‘pitching’, no qual cada artista selecionado teve a oportunidade de apresentar, em poucos minutos, suas propostas para a banca formada de possíveis compradores da música brasileira. Os vencedores serão premiados com um passaporte para participar da rodada de negócios nesta sábado (7), último dia do projeto.

A cantora Carla Visi, que durante alguns anos foi líder da Banda Cheiro de Amor e participou da edição do ‘Encounters’ em 2007, espera ampliar o seu campo de atuação musical no exterior com a apresentação no ‘pitching’ do seu mais novo projeto ‘Um Encontro de Sons, Ritmos do Corpo, e Raízes da Alma’. “Já venho realizando apresentações fora do país, mas a minha imagem ainda está vinculada ao Carnaval. Esse projeto tem também o objetivo de encontrar outros palcos”, explicou Visi.

Quem também esteve presente no evento para representar o grupo Candyló foi o guitarrista e arranjador Gerson Silva, que parabenizou a iniciativa do Brasil Music Exchange e da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). “É uma grande oportunidade de apresentarmos nosso trabalho para experts internacionais da música”.

O evento do Brasil Music Exchange é desenvolvido pela associação BM&A (Brasil Música e Artes) com a Apex-Brasil e tem parceria com a Secult, por meio do Bahia Music Export e do QualiCultura, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA) e a Fundação Cultural do estado (Funceb).

Programação

Nesta sexta, o ‘Encounters’, que começa às 9h30, está aberto à participação de qualquer cidadão interessado nos temas marketing e promoção exterior, licenciamento de fonograma, mercado de shows e festivais, novas tecnologias e canais de distribuição. Entre os convidados do evento, o presidente da British Underground, Bernardo Crispin Parry, e o diretor administrativo da Westbury Music, editora independente de música contemporânea do Reino Unido, Felix Hines, que vai administrar uma mesa com um tema específico composta de, no máximo, oito participantes. Cada um terá dois minutos para apresentar suas atividades, projetos e planos. O convidado falará sobre o mercado que está inserido e as oportunidades, além de responder perguntas, dúvidas. “Tivemos uma variedade significativa dos trabalhos apresentados. Vimos neste primeiro dia artistas inovadores, com excelente qualidade”, afirmou Crispin Parry.