A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio do Escritório Local de Valença, deu início segunda-feira (23) ao procedimento de entrega de mudas frutíferas para agricultores familiares da região. A ação tem como objetivo estimular a manutenção e formação dos quintais produtivos. Estão sendo disponibilizadas mudas selecionadas de cupuaçu, cacau, graviola, açaí e pitanga para 200 agricultores.

A técnica em agropecuária da EBDA, Rosana Bonfim, explicou que esse método é uma forma segura de produzir alimentos de boa qualidade. “O agricultor familiar que implantar um quintal produtivo sentirá os benefícios na segurança alimentar, uma vez que irá manusear suas culturas de forma agroecológica. Outro avanço é o aumento da renda familiar, já que a comercialização é garantida através das diversas políticas públicas, destinadas à compra de produtos da agricultura familiar”.

A agricultora familiar Edite Bispo dos Santos, moradora da comunidade de Tombador do Orobó, na zona rural de Valença, disse que recebeu 30 mudas. “Elas vão me ajudar bastante. Já estou pensando no complemento da minha renda familiar, porque em breve vou produzir doces e polpas das frutas que vou plantar no meu quintal, como cacau, graviola e açaí”.

Técnicos da empresa já estão mobilizados para realizar nos próximos dias visitas técnicas às unidades familiares que receberam as mudas, a fim de orientar nos tratos culturais necessários para o desenvolvimento das fruteiras.