Com aproximadamente três minutos de duração, o vídeo de promoção do Brasil para os três megaeventos que o país vai realizar nos próximos quatro anos – Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo, em 2014, e Jogos Olímpicos de 2016 -, foi aberto com cenas do Pelourinho, em Salvador. A campanha, lançada oficialmente pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (25), no Film Museu, no centro de Londres, contou com a presença do secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, representando o governador Jaques Wagner, outras autoridades, representantes da classe esportiva, empresários e operadores de turismo.

Segundo Dilma, as Olimpíadas de Londres foi a melhor. "Na vez do Rio também faremos de tudo para superar os jogos atuais e vamos receber o mundo de braços abertos". O evento teve a ex-jogadora de basquete Hortência como mestre de cerimônias.

O secretário Leonelli destacou a importância do investimento de R$ 20 milhões na campanha voltada para o consumidor final, com mil peças publicitárias. “É um avanço importante, pois, antes, as campanhas eram só voltadas para agentes e operadores. Também estamos aqui para verificar os serviços turísticos, avaliar o que os britânicos estão fazendo para podermos aprimorar o que já temos e implantarmos novos serviços turísticos”.

O coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual de Assuntos da Copa (Secopa), Marco Costa, afirmou que as Olimpíadas de Londres são o pontapé inicial para o ciclo de megaeventos esportivos na Bahia. "Vamos ter, em Salvador, uma sequência importante de grandes eventos esportivos, que começa com o sorteio da Copa do Mundo, em Sauípe, e termina com a competição de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016"

Credibilidade

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, ressaltou a campanha, que apresenta o Brasil como país de cultura única e diversa. "Somos protagonistas de um cenário que transmite credibilidade a empresários, investidores e, principalmente, os turistas. Viajar não é mais um luxo. No Brasil crescemos 6% contra apenas 3% no turismo mundial no ano passado".

De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, o turismo representa 3,3% do PIB e gera mais de 10 milhões de empregos no Brasil. "Este ano devemos ter uma receita de 7 bilhões de dólares. Somos hoje o sétimo maior realizador de eventos internacionais do planeta" .