O clima foi de expectativa e de reencontro para estudantes da rede estadual de ensino nesta segunda-feira (6). Todas as 1.411 unidades escolares funcionaram normalmente no estado. “Junto com os nossos educadores e comunidade escolar, vamos assegurar aos estudantes os conteúdos necessários para a sua aprendizagem”, afirmou o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

Segundo ele, cerca de 1.200 unidades escolares vão encerrar o letivo 2012 até janeiro, 200 no final de fevereiro de 2013 e algumas, no máximo, até o dia 4 de março. A orientação da secretaria é que as escolas aprovem os calendários de reposição com os colegiados escolares e encaminhem para validação da Diretoria Regional de Educação (Direc).

Expectativa

Para os 2.352 estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravale, a sensação foi de alegria. “Graças a Deus que voltou. Eu já estava com saudade”, disse o estudante da 8ª série do ensino fundamental, Joalace Guedes Santos. Sobre a atuação dos professores, o adolescente espera “que eles ensinem ainda mais e melhor, porque eu quero fazer uma faculdade de direito e tenho que estudar bastante”.

Na unidade e em boa parte dos colégios, os educadores optaram por iniciar as atividades com revisões de conteúdos. “Esta semana nós estamos fazendo um acompanhamento dos estudantes, um apanhado dos assuntos que eles já viram. Na próxima, daremos seguimento com a apresentação dos novos conteúdos para a segunda unidade e com as avaliações de aprendizagem da primeira”, afirmou o diretor Ramilton Cordeiro.

Um encontro com os pais dos estudantes está programado para esta semana, quando também será apresentada a proposta de calendário de reposição pelo colegiado escolar. “Precisamos da consciência dos pais para que eles mandem os filhos à escola aos sábados. Temos o compromisso de recuperar essas aulas e não vamos improvisar. Daremos todo o conteúdo que foi planejado na Jornada Pedagógica”, disse Cordeiro.

Os 1.300 estudantes e professores do Colégio Estadual da Bahia (Central) também estão na expectativa pelo novo calendário. “Enquanto não temos o calendário definido, estou dando continuidade às aulas práticas. Algumas disciplinas mais teóricas a gente faz a revisão, e assim que o calendário de reposição for estabelecido tudo volta ao normal”, explicou a professora do curso técnico de informática, Adélia Icó.

Empolgada, a estudante do curso técnico de informática, Luana Dias, comemorou a volta à sala de aula. “Tive todas as aulas e, se eu me empenhar mais nos estudos, acho que vai dar para pegar tudo. Quero seguir a carreira da engenharia da computação, que passei a gostar por causa do curso. Por isso, vou estudar mais, mesmo se tiver que me privar de algumas coisas”.

Cronograma inclui sábados letivos para ajustar tempo e conteúdo

Muitas unidades já estabeleceram um novo cronograma e confirmam a utilização dos sábados para ajustar tempo e conteúdo. É o caso do Colégio Estadual Ruth Pacheco, em Sussuarana, que retomou as atividades no dia 27 de junho, recebendo 1.500 estudantes. De acordo com a diretora Jussara Vilela Bonfim, “o calendário escolar foi elaborado com a participação de todos os professores junto com o colegiado escolar. Estamos cumprindo este calendário, que será totalmente finalizado no dia 1º de fevereiro de 2013”.

A professora de geografia, Regina Nery, esclarecee que “o andamento das aulas é normal, sem dificuldades para o aluno e nem para o professor. O professor sabe que tem a responsabilidade de repor as aulas aos sábados e os estudantes mostram que também estão comprometidos na recuperação do conteúdo”.

No que depender da estudante da 8ª série, Michele Alves, 17 anos, força de vontade para aprender não será problema. “Estou estudando muito e aprendendo tudo normal. Tenho certeza de que vamos chegar bem ao fim do ano. Os professores estão se empenhando bastante, fazendo o possível para a gente aprender”.