Os 100 anos de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, completados nesta sexta-feira (10), serão comemorados pela TVE, pela 107.5 FM – Rádio Educadora e pelo Portal do Irdeb, através da cobertura Ilhéus Amado. Uma equipe do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) acompanhará de perto todos os eventos que marcam esse centenário de história de uma das maiores referências da literatura moderna do Brasil, com obras traduzidas em 55 países e em 49 idiomas.

Entre as pautas, estão agendadas transmissões de shows de Margareth Menezes e da família Caymmi, entre 9 e 10 deste mês, além de dezenas de apresentações de artistas da região sul da Bahia, no dia 8. Serão cerca de 40 atrações culturais, entre Salvador e Ilhéus (região de nascimento de Jorge), acompanhadas pela equipe do Irdeb, da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom-BA).

Até o dia 12 deste mês, o festival Amar Amado, que começou no dia 4, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus, realiza uma série de atividades, como ciclos literários, shows, palestras e espetáculos teatrais, e a equipe de jornalismo leva aos espectadores os momentos mais marcantes da festa.

O Quarteirão Jorge Amado, o centro de convenções, os prédios históricos e as ruas da cidade se tornarão espaços para as diversas comemorações pela passagem desse primeiro século amadiano, com direito, até, a evento gastronômico inspirado nas inúmeras quituteiras dos livros de Jorge.

‘Suba neste Palco’

Nesta quarta-feira (8), o Teatro Municipal de Ilhéus recebe o Suba neste Palco, promovido em parceria com o Irdeb. O evento reúne artistas do sul da Bahia, que trarão suas formas particulares de festejar os 100 anos de Jorge. Esquetes de montagens baseadas na literatura amadiana, como Gabriela, declamações de poemas, música com 24 grupos e artistas, além de dança e cinema – produzidos por diretores da região –, estão na agenda de apresentações, abertas ao público, que vão das 14h às 22h.

Shows ao vivo

Na quinta-feira (9), começam as transmissões ao vivo dos shows comemorativos, sempre a partir das 22h, pela TVE e pelo Portal do Irdeb, com flashes pela Educadora FM. O primeiro é o de Margareth Menezes, diretamente da Praça da Catedral de Ilhéus. Na sexta-feira, marco dos 100 anos de nascimento de Jorge Amado, será exibido, de Salvador, o concerto Amado Amar, espetáculo da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), no Teatro Castro Alves (TCA), que mescla música popular e erudita. Enquanto isso, da terra de Jorge, a equipe acompanha a apresentação do santamarense Caetano Veloso, que completa 70 anos na mesma semana do centenário do escritor.

No sábado (11), é a vez de transmitir o show da família Caymmi, com quem Jorge Amado tinha vínculos estreitos, iniciados com a amizade entre ele e o cantor e compositor Dorival Caymmi. Esses dois artistas – o escritor e o músico – são marcantes personalidades que registraram a identidade cultural do litoral baiano em seus trabalhos.

No domingo, último dia das comemorações, a partir das 21h30, do palco principal de shows em Ilhéus, serão exibidas as apresentações dos artistas locais. Além disso, serão apresentados os melhores momentos do festival Amar Amado.

Toda a cobertura jornalística pela passagem do centenário de Jorge pode ser acompanhada pelos telejornais da TVE, às 12h18 e às 19h, e pela Rádio Educadora, por meio do programa Multicultura, ao meio-dia, do Jornal da Educadora, às 18h30, e pelos boletins apresentados de hora em hora, ao longo da programação.

No portal do Irdeb estarão disponíveis as matérias e as fotografias produzidas ao longo da festa. O público pode participar enviando comentários, informações e imagens através do twitter e ou do aplicativo Instagram com a hashtag #ilheusamado.