Uma quantidade de material, entre celulares, chips e drogas, foi apreendida em vistoria realizada por agentes da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) no final da tarde de quarta-feira (8), na Unidade Especial Disciplinar (UED). A operação, feita de forma rotineira na unidade e também nas demais que compõem o sistema prisional do Estado, contou com apoio do Grupo de Intervenção e Resgate Prisional (Girp) da Polícia Militar.

A Polícia Técnica da Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai vistoriar o material e a Polícia Civil apurar a ocorrência para instalação de inquérito. Foram apreendidos 45 celulares, 34 chips e 29 carregadores de celular, 37 fones de ouvido, 13 isqueiros, além de uma quantidade de maconha e alguns papelotes de cocaína.

Parte do material estava enrolado em plástico, simulando uma bola de futebol, e passado via o muro da unidade. A UED é uma das sete unidades localizadas no Complexo Penitenciário da Mata Escura e abriga hoje 280 detentos, dos quais 230 são provisórios, que ainda aguardam julgamento da Justiça.

Licitação

Entre as medidas de reforço da segurança na UED adotadas pela Seap está o isolamento de toda a área da unidade com rede de material reforçado e instalação de alambrados. O prédio também passará por reforma, por meio da reativação de mais 108 celas e modificação no gradeamento das janelas, restringindo ainda mais o acesso à área externa. As duas obras estão em fase de licitação.

Desde 2011, a Seap vem intensificando as operações de revista nas unidades prisionais, buscando coibir a entrada de material irregular. Além disso, tem como meta a instalação de mais equipamentos de vistoria, como scanners humanos, nos principais presídios e cadeias da capital e do interior.