A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou, durante reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca nesta terça-feira (14), a chegada de mais milho à Bahia. São três carretas, com 109 toneladas, que começaram a ser ensacadas no município de Juazeiro. Além disso, 50 toneladas também estão a caminho de Guanambi. Todo o carregamento já foi vendido para agricultores familiares cadastrados.

A reunião aconteceu no auditório da Casa Civil, sob coordenação do secretário Rui Costa, e teve por objetivo fazer um balanço das ações já realizadas. Participaram representantes de diversas instituições e empresas envolvidas com as iniciativas e obras de distribuição de água no estado da Bahia.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) listou obras já concluídas como o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Pedro Alexandre, inaugurado pelo Governo do Estado no dia 9 deste mês, e as que estão em andamento, a exemplo da Adutora do Algodão, em Guanambi, e Pedras Altas, na região sisaleira, que terão cronograma cumprido.

Termo de cooperação

O representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Roberto Freire, informou sobre o andamento das assinaturas do termo de cooperação para fornecimento de água via carro-pipa aos municípios – dos 257 em estado de emergência, 225 já assinaram o documento. Até o momento, de acordo com dados fornecidos pela Coordenação de Defesa Civil (Cordec), foram feitas 1.006 aguadas em 136 municípios, beneficiando um total de 411,2 mil pessoas. Na operação foram investidos R$ 7,2 milhões.

A próxima reunião do comitê está marcada para o próximo dia 21, às 9h30, no auditório da Casa Civil.