Os agricultores familiares do Território do Vale de Jiquiriçá comemoram os primeiros resultados dos trabalhos desenvolvidos nas 33 unidades do projeto Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad). Durante a 1ª Expo de Produtos Agroecológicos, no início desta semana, na Casa de Cultura, em Mutuípe, eles mostraram que o manejo de hortifrutigranjeiros, por meio da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), está mudando a qualidade de vida da população.

Promovido pelo Governo do Estado, em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Ministério de Desenvolvimento Social e combate à Fome (MDS), o Consad/Pais prevê a implantação de 132 unidades de produção agroecológica na Bahia. A tecnologia garante produtos mais saudáveis para consumo e comercialização, além de fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional e promover a geração de renda na região.

A agricultora Zuleide Barreto, moradora do distrito de Água Branca, zona rural localizada a 32 quilômetros do município de Mutuípe, comemora a aquisição. Com a unidade em funcionamento, a família produz feijão, coentro, couve, aipim, alface, frutas galinha e ovos de quinta, vendidos nas feiras livres e para a cooperativa local, que repassa para a merenda escolar.

“Estou empenhada em aumentar a nossa produção, dessa forma a minha família vai ser independente e o auxilio que recebemos do Bolsa Família vai ser destinado para outras pessoas em situação de risco”, disse Zuleide. A agricultora garante que o sucesso da ação está associado ao apoio recebido pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Mutuípe.

Segurança alimentar

Responsável pelas atividades na zona rural, a assistente social, Priscila Santana conta que 61% da população do município vive em situação de insegurança alimentar e nutricional. “Para superar essa realidade, fizemos um diagnóstico prévio e encaminhamos algumas famílias para receber as unidades do Pais. Agora, vamos dialogar com representantes do comércio local para potencializar a venda da produção orgânica”.

Outras ações do Cras são as parcerias com as associações Rural de Moradores do Fojo e de Mulheres das Cajazeiras, que fornecem alimentos para 1.200 alunos das escolas municipais, além do apoio à criação de tilápias e tambaquis nas duas estações de piscicultura, em Barra do Fojo.

PAA Alimentos

Segundo o coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos da Sedes, Cleiton Kesler, o programa vai possibilitar a compra dos produtos orgânicos dessas unidades, com um acréscimo de 30% acima do valor que é estabelecido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aos produtos cultivados com insumos químicos. “Essa ação vai favorecer a oferta de alimentos saudáveis para beneficiários, proporcionar geração de renda para os agricultores e a ampliar a produção de alimentos nos municípios” garante.

A parceria do governo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA) trouxe para o projeto um conjunto de planejamento com estabelecimento de metas, informações técnicas, acompanhamento sistemático para fortalecer a cadeia produtiva, que vai desde o plantio, cultivo, fertilização natural, até a comercialização. Para o coordenador regional do Sebrae, Carlos Henrique Silva, essa parceria proporciona resultados efetivos, gera sustentabilidade e a manutenção do homem do campo nas bases.