Experiências ambientais da Bahia servirão de referência para o Mato Grosso do Sul. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) visitaram, nesta quarta-feira (23), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O objetivo da visita, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é promover o intercâmbio de gestores públicos para consolidação de instrumentos e políticas públicas voltadas para a gestão ambiental.

A passagem dos técnicos por Salvador integra uma série de visitas a órgãos ambientais pelo Brasil. Os quatro técnicos já passaram pelos estados do Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “A Bahia é referência para o nosso estado. Essa é a segunda vez que estamos aqui para buscar informações sobre a gestão ambiental. Antes dessa visita, viemos conhecer o sistema de informações da Sema, o Cerberus, quando adaptamos o módulo de licenciamento para a nossa realidade”, analisou a coordenadora de Educação Ambiental do Imasul, Eliane Garcia.

Na Sema, os técnicos do Imasul conheceram os projetos e atividades desenvolvidos pela Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Dieas). Na quarta-feira (22), o grupo visitou a sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Inema), em Mont Serrat, e avaliou como ocorre a gestão dos recursos hídricos, incluindo a mobilização social para a formação de comitês de bacias.

Referência e desafios

Eliane Garcia destacou o trabalho realizado na Bahia. “Existe aqui um trabalho de referência. Percebemos que o Estado tem avançado nas questões ambientais, que a educação ambiental possui um espaço importante dentro da secretaria, e que esse trabalho permeia várias áreas. Pretendemos levar algumas dessas iniciativas como modelo para o Mato Grosso do Sul”, considerou.

A diretora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Matos, apresentou para os visitantes as estratégias baianas de educação ambiental e falou sobre a Lei Estadual de Educação Ambiental 12.056/2011, seu processo de regulamentação e implementação, e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea). “A visita é uma forma interessante de intercâmbio, uma possibilidade de aprender com esse processo de troca”.

Sobre os desafios, Zanna falou que ainda existem muitos a serem superados, mas também destacou os avanços da secretaria. “Estamos num momento interessante da educação ambiental, tanto para o governo quanto para a sociedade. Esse amadurecimento foi iniciado desde 2004 até a aprovação da lei, com o reconhecimento da educação ambiental na sua transversalidade e na própria gestão ambiental do estado”, concluiu.

Participaram do encontro a coordenadora da Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais (Secex), Mariana Mascarenhas, a coordenadora de Gestão Pedagógica da Sema, Silvani Honorato, e a técnica da Dieas da Sema, Celiane Santiago, além dos fiscais de educação ambiental, Maria José Martins e Heloisa Pincela Vasconcelos, e o analista ambiental Leonardo Sampaio Costa, do Imasul.