A Bahia sediou, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que está na sua 39ª edição, e o 5° Campeonato Brasileiro de Poomssae, adulto e máster, masculino e feminino. Os torneios foram realizados no final de semana (1º e 2), na cidade do descobrimento, Porto Seguro. O atleta baiano Rivaldo Hypólito, da categoria adulto até 58 quilos, beneficiário do programa estadual Bolsa Esporte, figura entre os primeiros lugares do ranking e manteve o favoritismo, conquistando mais uma medalha de ouro na carreira.

Ao todo, 350 atletas de diversos estados participaram do maior evento nacional destas modalidades. A competição, no Centro de Convenções de Porto Seguro, foi organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBKD), com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Durante as lutas, não faltou empenho dos atletas para buscar as vitórias e uma melhora na pontuação do ranking nacional, já que essa etapa valeu 20 pontos.

Rivaldo gostou de ter competido na Bahia. “Lutar em casa é mais favorável. Eu me senti bem com uma torcida maior, isso me ajudou. Meu principal objetivo agora é participar das seletivas e conquistar vaga na seleção”. Segundo lugar no ranking, na categoria adulto até 74 quilos, o baiano Josyhenrique Cruz também lutou, mas perdeu na semifinal. A Bahia tem se mostrado como reveladora de grandes atletas no taekwondo. Mateus Garcia, de Porto Seguro, por exemplo, é o primeiro colocado do ranking juvenil.

Programa

Os atletas baianos Rivaldo Hipólito, Josyhenrique Cruz e Alisson Bonfim, que disputaram o 39º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, são beneficiados pelo Bolsa Esporte, programa de incentivo do Governo do Estado, por meio da Setre/Sudesb, cujo edital de renovação já foi lançado.

“Com a ajuda da bolsa, passei a investir mais em mim. Faço um trabalho com psicólogo, terapeuta e nutricionista. Tudo isso para me sentir bem para treinar e competir”, disse Josyhenrique, que ainda fará um intercâmbio em Cuba, treinando com a equipe olímpica cubana.

O experiente atleta Rivaldo, de 35 anos, usa o benefício para participar de competições. “Graças ao Bolsa Esporte, eu passei a viajar e competir em outros estados, podendo, assim, aumentar minha pontuação no ranking e participar das seletivas que garantem vaga para a seleção brasileira de taekwondo.