Cerca de mil estudantes da rede estadual da Bahia participam, nesta sexta-feira (7), do desfile em homenagem à Independência do Brasil. No total, 34 fanfarras desfilam por 16 municípios baianos. Em Salvador, cerca de 300 jovens animam as ruas com arranjos que mesclam os hinos cívicos às tradicionais marchinhas de Carnaval e à música popular brasileira e baiana. A concentração acontece no Corredor da Vitória, a partir das 8h, e o cortejo oficial segue até a Praça Castro Alves.

“Contamos com 72 integrantes para o desfile de 7 de Setembro deste ano, que se prepararam em horários extraclasse para a atividade. A fanfarra é essencial para o jovem porque trabalha com questões, como disciplina, organização e ética, ajudando na sua formação como ser humano”, disse Neijivan Nascimento, regente da fanfarra do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes e ex-aluno da unidade de ensino. A Fancomn, como é conhecida a fanfarra do colégio, é a mais nova a desfilar em Salvador neste ano.

Além do Colégio Deputado Manoel Novaes, desfilam na capital as fanfarras dos colégios estaduais Azevedo Fernandes, Polivalente San Diego, Antônio Carlos Magalhães e Kleber Pacheco. Em Juazeiro, o destaque fica por conta das fanfarras dos colégios Pedro Raymundo Moreira Rego, Polivalente Américo Tanuri, Dona Guiomar Barreto Meira, Jutahy Magalhães, Rui Barbosa e Democrático Estadual Professora Florentina.

Estreia

Na capital baiana, a participação da fanfarra do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães tem sabor de estreia no desfile do dia 7 de setembro. O último desfile do grupo no Dia da Independência foi em 1993. Em 2009, o ex-estudante do colégio e ex-integrante da fanfarra, André Luís Queiroz, assumiu a regência e deu início à formação da nova equipe.

“Estamos reapresentando a fanfarra do ACM aos estudantes e à comunidade. É um trabalho de resgate educacional, social e cultural”, declara André Luís. Sobre o clima dos ensaios, o maestro revela: “nossos novos músicos estão ansiosos, com figurino e adereços prontos esperando a hora de reestrear na avenida. Pelos ensaios, dá para ver que faremos um bom desfile”.