O modelo para preservação das cidades históricas brasileiras é o tema do programa TVE Debate, da TV Educativa, que será exibido neste domingo (16) às 21h30, com a participação do diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, do prefeito de Ouro Preto (MG), Angelo Oswaldo, e do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Bahia, Nivaldo Andrade.

Com apresentação de Vanderson Nascimento e produção de Kleber Rêgo e Acácia Filgueiras, o TVE Debate coloca em pauta as gestões públicas integradas ao desenvolvimento de cidades com relevantes acervos arquitetônico-históricos, protegidos ou a serem protegidos pelos poderes públicos. As políticas de tombamentos e registros de bens culturais materiais e imateriais, linhas de financiamento e políticas de editais que apoiam projetos culturais, são outros assuntos a serem debatidos durante o programa.

A TVE integra o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) órgão da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), enquanto o Ipac pertence à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Ambos têm sido parceiros em dezenas de projetos, como na produção e veiculação de videodocumentários sobre bens imateriais da Bahia, a exemplo dos vídeos sobre a Festa da Boa Morte, o Carnaval de Maragojipe e o Desfile dos Afoxés, entre outros.