Crianças, adolescentes e idosos, moradores da região do Nordeste de Amaralina, se encantaram com a música clássica do grupo Bahia Cordas, que integra o Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A apresentação, promovida pelo Programa Pacto pela Vida, foi realizada nesta terça-feira (25), na sede do Centro Social Urbano (CSU).

A iniciativa teve como público os alunos das escolas de ballet, da Fundação Cultural (Funceb), e de natação, da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), além dos integrantes do grupo de convivência do CSU, equipamento vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A aposentada Zildete Couto disse que eventos como este “levantam o astral do Nordeste de Amaralina. É uma oportunidade, uma distração para nós podermos relembrar as coisas do nosso tempo. Também é ótimo porque nem sempre conseguimos nos deslocar daqui para o Teatro Castro Alves e assistir uma apresentação destas”.

Interação

De acordo com a coordenadora do CSU, Andréa Macedo, a população do Nordeste de Amaralina é musical e dinâmica. “Acreditamos que, com esta apresentação, jovens e idosos vão estar em contato com a boa música, graças a esta iniciativa do Governo do Estado”. A iniciativa é uma parceria entre o CSU, a Osba, as Voluntárias Sociais e a base comunitária. “Estamos juntos neste embate para fazer com que a comunidade do Nordeste de Amaralina esteja cada dia mais empoderada”, enfatizou Macedo.

Segundo o subcomandante das bases comunitárias da região Nordeste de Amaralina, capitão Elson Pereira, a parceria é fundamental. “As crianças aqui têm um cotidiano de arte, estudos e esporte, que trazemos nesta rede de interação, todos unidos em prol dos moradores do Nordeste”.

Aniversário das bases

Na próxima quinta-feira (27), as bases comunitárias dos bairros do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas vão completar um ano. Segundo o capitão, a implantação do equipamento reduziu os homicídios na região em cerca de 40%. Nas três bases do complexo atuam 360 policiais – 120 em cada uma delas – e 16 viaturas. Também foram instaladas 25 câmeras de monitoramento.